Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Praça da Criatividade será inaugurada em Óbidos neste trimestre

Feriado Municipal Obidos 2022

A Praça da Criatividade, um investimento de 3,1 milhões de euros que requalifica a entrada da vila de Óbidos, vai ser inaugurada no primeiro trimestre deste ano, anunciou hoje a Câmara Municipal.

“Queremos rapidamente dar utilidade ao investimento feito na Praça da Criatividade, que será inaugurada no primeiro trimestre deste ano”, afirmou o presidente o executivo camarário Filipe Daniel, na sessão solene que assinala o feriado municipal da vila oestina. “É um espaço que trará uma nova dinâmica para Óbidos”, sublinhou o autarca, aludindo aos “diferentes edifícios e estruturas” multifacetadas, com capacidade “para acolher cultura, gastronomia, conferências e congressos e onde a literatura e o vinho, deverão conviver”.

O projecto representa um investimento de 3,1 milhões de euros e prevê a requalificação da zona dos antigos armazéns da EPAC - Empresa Pública de Abastecimento de Cereais e do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Óbidos, junto à escultura de José Aurélio (conhecida como a mão ou pomba), abrangendo ainda o espaço anteriormente ocupado por um parque de estacionamento nas traseiras destes edifícios.

A obra, iniciada em Janeiro de 2021, contempla a construção de um novo posto de turismo e a demolição dos antigos armazéns que serão substituídos por um edifício multifacetado com capacidade para a realização de concertos, conferências e uma área de restauração.

A nova Praça da Criativa terá ainda uma zona de anfiteatro e zonas de estar e passagem, a diferentes cotas do solo. No antigo quartel dos bombeiros será criada uma zona de estar vocacionada para produtos locais e para a literatura, aliado a uma zona interpretativa ligada à viticultura.

A sessão solene do feriado que assinala a conquista de Óbidos aos mouros, em 11 de Janeiro de 1148, foi este ano transmitida em vídeo devido à pandemia de Covid-19, que levou a autarquia a optar por celebrações ‘online’. O momento foi aproveitado por Filipe Daniel, que cumpre o primeiro ano do seu mandato enquanto edil social-democrata, para reafirmar “os compromissos” do executivo eleito nas últimas eleições autárquicas e que passam pela aceleração do crescimento económico, pela agilização dos procedimentos autárquicos, por contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde, pelo investimento na educação, pela aposta no turismo diferenciado, e pela criação de novos eventos, a par com a continuidade de outros como o Folio - Festival Literário Internacional, a Vila Natal e o Festival de Chocolate.

Texto: ALVORADA com agência Lusa