Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Peniche: GNR apreendeu 140 quilos de tubarão e pescado

tubaraoapreendido

Dois tubarões anequins (Isurus oxyrinchus) com cerca de 120 quilos e 20 quilos de pescado foram apreendidos em Peniche, entre os passados dias 27 e 29 de Dezembro.

Na primeira situação, no âmbito de uma acção de fiscalização a um operador económico, no porto de pesca de Peniche, os militares do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche detectaram que um homem de 78 anos estava na posse de dois tubarões anequins. Desta acção resultou a elaboração do respectivo auto de contraordenação, uma vez que é proibida a captura de qualquer exemplar de tubarão anequim no Oceano Atlântico, desde o dia 22 de Setembro até ao final do ano.

No segundo caso e decorrente de uma acção de fiscalização, durante a madrugada dos dias 27 e 28 de Dezembro, numa praia do concelho de Peniche, a guarda identificou três homens, com idades compreendidas entre os 31 e os 62 anos, por exercerem pesca sem licenciamento profissional, tendo sido apreendidos três artes de pesca, denominadas por palangre, as quais são apenas permitidas para o uso da pesca profissional, bem como 20 quilos de robalo (Dicentrarchus labrax).

A acção culminou na elaboração de três autos de contraordenação, tendo o pescado apreendido sido submetido ao regime de primeira venda em lota.

Na sua página da internet, a GNR recorda que os recursos marítimos "devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais".

Texto: ALVORADA
Fotografia: GNR