Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Assembleia da República recomenda ao Governo medidas concretas para a Serra do Montejunto

Serra do Montejunto

A região do Oeste viu aprovada na Assembleia da República, por unanimidade, as recomendações do Partido Ecologista ‘Os Verdes’, visando a elaboração de um Plano de Ordenamento da Paisagem Protegida do Montejunto e a valorização desta serra oestina dividida pelos concelhos do Cadaval e de Alenquer, proposta pelo PS.

O texto final apresentado hoje pela Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, recomenda ao Governo que acione diligências para a célere elaboração do Plano de Gestão e Cartografia da Zona Especial de Conservação da Serra do Montejunto, bem como que seja elaborado o regulamento de gestão daquela área. O documento, aprovado por unanimidade, recomenda ainda ao Governo que assegure os recursos humanos, financeiros e técnicos necessários à preservação da serra.

A área de Paisagem Protegida da Serra de Montejunto foi criada em 1999, reconhecendo a existência de vegetação de interesse nacional, o valor da fauna que inclui várias espécies ameaçadas e o valor em termos geológicos.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)