Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Torres Vedras: ESCO assinalou 29º aniversário ainda condicionado pela pandemia

29anosesco

No passado dia 26 de Outubro, a ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste, em Torres Vedras, comemorou mais um ano de vida. Devido à pandemia da Covid-19, a direcção da instituição, liderada pela lourinhanense Júlia Alfaiate, entendeu que ainda não se encontravam reunidas as condições necessárias para retomar o modelo de aniversário habitual, no que diz respeito a uma abertura mais ampla do mesmo à comunidade e a parceiros externos para momentos de convívio partilhado.

Porém, “sentimos que era igualmente muito importante retomar a vivência escolar e os momentos identitários que desempenham um papel fundamental na vinculação e no desenvolvimento de um sentimento de pertença dos alunos à escola e que fazem dela uma escola viva”, refere a instituição escolar num comunicado enviado ao ALVORADA.

Deste modo, o evento foi planeado de forma a manter alguns procedimentos que visaram minimizar os comportamentos de risco como a redução do horário, um desfasamento no programa dedicado a participantes externos e internos, a confecção de doses individuais de bolo para o lanche que foram distribuídas aos alunos actuais nas salas de aula ou ainda a promoção de alguns momentos de partilha em sala de aula utilizando a via tecnológica em detrimento da presencial.

Durante o período da manhã, as actividades foram sobretudo destinadas aos alunos finalistas 20-21 e decorreram essencialmente no espaço do auditório. Na ocasião, os promotores da ESCO estiveram presentes e fizeram as suas comunicações de partilha neste dia tão especial para todos, tendo decorrido a sessão de entrega de diplomas de final de curso e diplomas de mérito, e os alunos puderam ainda assistir a um vídeo de homenagem às turmas que concluíram o seu ciclo formativo no ano lectivo 20-21 e que agora embarcam já em novos desafios, sejam eles o prosseguimento de estudos ou a inserção no mercado de trabalho.

Enquanto isso, decorriam em paralelo junto das turmas de alunos actuais, algumas actividades surpresa, com a colaboração dos professores Raquel Monteiro e Álvaro Brito, que, juntos, preconizaram uma dupla de comédia musical, que ia fazendo a sua ‘tournée’ pelas salas de aulas para ‘5 minutos de Evasão’.

A manhã foi concluída com uma actuação musical no átrio da escola protagonizada pela turma a A17 e orientada pela professora Rute Miranda.

A parte da tarde foi dedicada à partilha das mensagens de parabéns da directora e da directora pedagógica da ESCO (transmitidas em vídeos nas salas de aula) e ainda à visualização de dois pequenos filmes de parabéns elaborados pelos Cursos Auxiliar de Acção Educativa e Animador Sociocultural - ‘Hoje alguém de quem eu gosto faz anos!’, sob orientação da professora Raquel Monteiro.

A tarde terminou com os ‘Parabéns à ESCO’ cantado por todos os presentes e com um bolo de aniversário elaborado com cup cakes.

Na organização logística deste evento, estiveram, como habitualmente, envolvidas várias turmas e cursos, de forma articulada, nomeadamente, o Curso de Cozinha-Pastelaria, que foi responsável pela confecção do lanche, sob orientação da professora Márcia Vieira, o Curso de Restaurante-Bar que apoiou o serviço e a preparação de bebidas, monitorizados pelo coordenador de curso João Malaquias, o Curso de Animador Sociocultural, que desenvolveu a decoração do espaço, orientados pelas professoras Helena Teixeira e Piedade Leitão e foi ainda protagonista da animação musical. 

O Curso Técnico de Turismo apoiou toda a organização administrativa do evento, a recepção e acolhimento de participantes, a gestão de auditório e a reportagem fotográfica, sob orientação da coordenadora de curso, Marta Matos.

Texto: ALVORADA
Fotografia: ESCO