Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Mês do Mar celebrado ao longo do mês em Peniche pelo Politécnico de Leiria e Reserva da Biosfera das Berlengas

ESTM

A ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria, numa parceria alargada a várias entidades, liderada pela Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO), está a promover o Mês do Mar para assinalar o papel relevante que o mar assume nas mais diversas vertentes da sociedade. Através da dinamização de palestras, ‘workshops’, conferências, acções de limpeza, exposições, entre outras actividades, ao longo de todo o mês, a ESTM pretende fomentar a difusão de conhecimento, aumentar a consciência azul da sociedade e alavancar a economia do mar, revela a instituição em comunicado.

A iniciativa é dinamizada no âmbito do Dia Nacional do Mar, comemorado anualmente a 16 de Novembro. “Historicamente, Peniche é um território com fortes ligações ao mar, relação que continua bem presente na atualidade e é assumidamente uma aposta de futuro para o desenvolvimento socioeconómico da região, assente no conhecimento, na inovação, no empreendedorismo e na exploração sustentável dos recursos marinhos”, pode ler-se no texto de apresentação do evento.

A ESTM conta com a colaboração de vários parceiros para a promoção de um conjunto de iniciativas assente em quatro áreas temáticas. ‘Ecologia e Sustentabilidade’ foi o tema desta primeira semana, com a promoção do Congresso Reservas da Biosfera como Laboratórios de Sustentabilidade, que decorreu no passado dia 3, e de várias apresentações sobre a temática da semana, no dia 4.

‘Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo’ é a temática em destaque na próxima semana, onde vão decorrer apresentações do MARE de Ciência e visitas guiadas ao CETEMARES do Politécnico de Leiria em Peniche, agendadas para esta segunda-feira, bem como outras apresentações sobre o tema da semana.

Segue-se a semana três sob o mote ‘Economia do Mar’, com apresentações sobre o tema no dia 15 e a realização da Expo Fish, numa organização da DOCAPESCA com o apoio do Politécnico de Leiria, nos dias 16 e 17. O Mês do Mar termina com uma semana dedicada à ‘Sociedade Azul’, com o evento TECPESCAS - IPMA (dia 23), apresentações sobre a temática da semana (dia 24), uma visita-guiada e um ‘workshop’ no Clube Naval de Peniche (dia 27) e a realização de limpezas subaquáticas na zona portuária (dia 28).

Além destas iniciativas, estão ainda a decorrer exposições permanentes durante todo o mês, nomeadamente: ‘Peixes by Pedro Salgado’, na sala de leitura da ESTM; ‘Por Nós, Mãos ao Mar!’, no átrio da ESTM; ‘Escultura de Lixo Marinho’, na Lota de Peniche; e ‘Pescadores e Aves Marinhas - Aliados por um Mar Sustentável’, também na Lota de Peniche, a partir do dia 20.

Os parceiros que contribuem com iniciativas e apoio, demonstrando o envolvimento do Politécnico de Leiria com a sociedade, são: Município de Peniche; Reserva da Biosfera das Berlengas/Peniche (UNESCO); DOCAPESCA; Smart Ocean Peniche; Clube Naval de Peniche; Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas - Reserva Natural das Berlengas; Instituto Português do Mar e da Atmosfera; Peniche Surfing Clube; Rotary Club de Peniche; SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves; CITUR - Politécnico de Leira; MARE - Politécnico de Leiria; AcuaSubOeste - Centro de Mergulho; Adega do Ma; Associação David Melgueiro; Blue Atlantic Project; Flying Sharks; Haliotis Dive Center Peniche; Just Dive Academy Peniche; Município de Peniche; Sea Lovers - Catering & Events; SEAentia.

O programa do Mês do Mar 2021, cujas iniciativas são de acesso livre, enquadra-se no Objectivo do Desenvolvimento Sustentável 14 ‘Protecção da Vida Marinha’, decorrendo em plena Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), proclamada pelas Nações Unidas em 2017.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados