Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Reacção química em empresa do concelho de Óbidos causa ferimentos ligeiros em 11 trabalhadores

inem2

Uma reacção química numa empresa de produção e comercialização de fruta, no concelho de Óbidos, causou hoje ferimentos ligeiros em 11 trabalhadores e a suspensão da laboração, informaram os Bombeiros Voluntários de Óbidos.

O acidente ocorreu pouco depois das 10h00, quando “um trabalhador misturou 25 litros de ácido sulfúrico com uma quantidade não apurada de óxido de cloro, o que criou uma reação química e a libertação de gases tóxicos”, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros, Marco Martins.

Onze trabalhadores da empresa Granfer, localizada na localidade de Usseira, “ficaram afectados com problemas do foro respiratório e inflamação nos olhos, tendo sido transportados ao Hospital das Caldas da Rainha, onde foram assistidos”. De acordo com o comandante, seis dos trabalhadores foram logo transportados numa carrinha da empresa e os restante cinco em ambulância, tendo todos sido “considerados feridos ligeiros”.

Os bombeiros procederam “numa primeira fase à evacuação da zona do laboratório”, onde se deu a fuga de gases, e depois, “após a trasfega da mistura para uma área mais arejada”, à evacuação total das instalações “para que pudessem ser arejadas”. A laboração na empresa foi suspensa, mas já foi retomada após o período do almoço.

No local estiveram 22 operacionais apoiados por 11 viaturas, entre as quais duas ambulâncias dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, uma dos Bombeiros Voluntários do Cadaval e três da corporação de Óbidos, um veículo de combate a incêndios, a viatura médica de emergência e reanimação do Hospital das Caldas da Rainha do INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica e a GNR.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)