Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Pedro Folgado reeleito presidente da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste

OesteCIM tomada de posse 2021 1

O socialista Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, vai continuar por mais quatro anos como presidente do Conselho Intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. Nas últimas eleições autárquicas, o PS continuou a somar o maior número de presidentes de câmara, razão pela qual vai prosseguir com a liderança desta instituição regional.

As eleições que se realizaram esta tarde de quinta-feira, na sede da OesteCIM nas Caldas da Rainha, ditaram ainda a estreia, enquanto vice-presidente, do social-democrata José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, que substitui no lugar o também social-democrata Tinta Ferreira, que perdeu as eleições em Caldas da Rainha. Todavia, continua como segundo vice-presidente o comunista José Quintino, presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, que continua a ser o único edil em funções na nossa região em representação do PCP.  

Tanto Pedro Folgado como José Bernardo Nunes e José Quintino foram eleitos nas últimas eleições para único o último mandato, segundo a legislação em vigor sobre a limitação de mandatos autárquicos.

O Conselho Intermunicipal da OesteCIM é constituído pelos 12 presidentes das câmaras de cada um dos municípios integrantes, que elegem, de entre si, um presidente e dois vice-presidentes.

Nesta reunião deu-se a estreia de três autarcas: os social-democratas Hermínio Rodrigues, em Alcobaça (sucede Paulo Inácio/PSD), Filipe Daniel, em Óbidos (sucede a Humberto Marques/PSD); e o independente Vítor Marques, nas Caldas da Rainha (sucede a Tinta Ferreira/PSD).

Continuam como presidentes de câmara: João Duarte Carvalho (Lourinhã, PS), Henrique Bertino (Peniche, independente), Ricardo Fernandes (Bombarral, PS), Walter Chicharro (Nazaré, PS), André Rijo (Arruda dos Vinhos, PS), e Laura Rodrigues (Torres Vedras, PS).

O presidente Pedro Folgado é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas e professor desde 1980, tendo interrompido a carreira quando foi nomeado, em 2009, chefe do Gabinete de Apoio Pessoal ao então presidente da Câmara Municipal de Alenquer. No mandato seguinte concorreu a presidente de câmara, cargo que vai continuar a ocupar por mais quatro anos.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados