Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Óbidos: Alunos de duas escolas do Oeste lançam livro ‘Pão de Autor’ no Folio

folioobidos

Uma parceria entre duas escolas do Oeste, uma de hotelaria e outra empresarial, resultou no livro ‘Pão de Autor’ lançado hoje, no Folio, para dar a conhecer o pão de cozido à portuguesa ou de chocolate e ginja.

A obra dedicada à padaria criativa resulta de um projecto desenvolvido por professores e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e da Escola Técnica e Empresarial do Oeste, ao longo de mais de dois anos, e lançada hoje no Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos.

O livro conta a história do pão e dos moinhos do Oeste, mas relata sobretudo o projecto pedagógico desenvolvido pelos alunos da quarta edição do curso de Padaria Avançada e que resultou na criação de receitas tão diversas como ‘pão com sabor a mar’, de ‘cozido à portuguesa’, da ‘energia’, da ‘caçarola’, dos ‘lusitanos’, de ‘azeite e azeitona rosa’, de ‘banana’, de ‘legumes do Oeste’ ou de ‘chocolate e ginja de Óbidos’, entre outras iguarias.

Por detrás das criativas receitas estiveram formandos do curso ministrado em 2019 na Escola de Hotelaria, e ressaltam agora, entre os autores do livro, histórias de mudança de vida. Alexandre Andrade, licenciado em Análises Clínicas e Saúde Pública, converteu-se à paixão pela padaria criativa e passou a produzir o ‘Pão do Alex’, que entrega porta a porta ou vende para estabelecimentos com os quais tem parceria. Maria Abreu, Farmacêutica e mestre em Prevenção de Riscos Laborais e em Ciências Gastronómicas, passou a dedicar-se à confecção de ‘Pão bao com Legumes do Oeste’ e ‘Pão Brioche Vegan’.

Paulo Santos, empresário, consultor e formado em Belas Artes, rendeu-se durante a formação à produção de Pão de Trigo Barbela, mas, como partilhou hoje com o público do Folio, quis ir mais longe e começou “a produzir também trigo” que depois mói e utiliza no fabrico do pão. E João Madeira Lopes, de 75 anos, advogado, trocou a toga pelo fabrico de pão de bolota, matéria-prima que os lusitanos já usavam, antes da produção de cereais na Península Ibérica. Ao contrário de outro colegas de curso não abriu uma padaria, nem vende o pão, mas é o padeiro da família chegando a "fazer 80 pães por semana", contou.

Artes e histórias a que os alunos da Escola Técnica e Empresarial do Oeste documentaram na colecção de fotografias publicadas no livro para o qual criaram, em conjunto com os professores, a imagem gráfica do projecto, lançado hoje no âmbito da programação do Folio.

O Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos decorre até ao dia 24, reunindo na vila 175 autores e escritores que participam em mais de 160 actividades, entre as quais 16 mesas de autor e debates, 23 concertos e 12 exposições.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados