Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Obras de reabilitação da Linha do Oeste inscritas no Orçamento de Estado para 2022

Linha do Oeste 5 1

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação prevê uma execução, em 2022, de 27 milhões de euros nas obras da Linha do Oeste, no âmbito da empreitada de modernização no troço entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, adjudicada por 62 milhões de euros e consignada ainda este ano, no âmbito dos corredores complementares do mapa da linha férrea nacional.

É o que consta na proposta de Orçamento de Estado para 2022 que o Governo entregou na Assembleia da República e que prevê um investimento de 528 milhões de euros em ferrovias e rodovias no próximo ano, com a maior fatia a caber aos transportes ferroviários, segundo o relatório que acompanha a proposta orçamental. No documento, divulgado esta segunda-feira à noite, o executivo aloca à ferrovia 469 milhões de euros em investimento, distribuídos pelos corredores internacional sul, internacional norte, norte-sul e complementares.

Ainda relativamente à Linha do Oeste, o documento refere expressamente que decorre presentemente “o processo de contratação da empreitada no troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, com um preço base de 40 milhões de euros”.

O Governo entregou na, na Assembleia da República,a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE22), que prevê que a economia portuguesa cresça 4,8% em 2021 e 5,5% em 2022. No documento, o executivo estima que o défice das contas públicas nacionais deverá ficar nos 4,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 e descer para os 3,2% em 2022, prevendo também que a taxa de desemprego portuguesa descerá para os 6,5% no próximo ano, “atingindo o valor mais baixo desde 2003". A dívida pública deverá atingir os 122,8% do PIB em 2022, face à estimativa de 126,9% para este ano.

O primeiro processo de debate parlamentar do OE2022 decorre entre 22 e 27 de Outubro, dia em que será feita a votação, na generalidade. A votação final global está agendada para 25 de Novembro, na Assembleia da República, em Lisboa.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)