Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autárquicas: OesteCIM vai continuar a ser presidida pelo PS

OesteCIM bandeiras

As eleições autárquicas deste domingo determinaram que o PS vai continuar a liderar o Conselho Intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, reforçando o número de presidências de câmara entre os 12 municípios.

O PS venceu em Alenquer, Lourinhã, Torres Vedras, Nazaré, Arruda dos Vinhos e Bombarral, ou seja, metade dos municípios oestinos. O PSD tem agora três municípios: Alcobaça, Cadaval e Óbidos. A CDU continua a liderar em Sobral de Monte Agraço e há agora dois movimentos de independentes a liderar em Caldas da Rainha e em Peniche. Tudo indica que Pedro Folgado, autarca socialista alenquerense, irá continuar a liderar a OesteCIM.

Recorde-se que existe um acordo seguido há largos anos, desde o tempo da Associação de Municípios do Oeste e a exemplo do que sucede com a liderança da Associação Nacional dos Municípios Portugueses ou da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias: o partido que ganhar mais presidências de câmara na OesteCIM fica, também, com a liderança do conselho intermunicipal. É também costume que na vice-presidência fiquem os autarcas das outras forças políticas representadas. Só no final desta noite eleitoral saberemos a resposta.

Em relação à Assembleia Municipal da OesteCIM, cada assembleia municipal dos 12 concelhos elegerá os seus representantes e, na primeira reunião, elegerá a mesa. Neste momento este órgão é presidido por Jorge Gabriel Martins (PS - Bombarral), tendo como vice-presidente José Lalanda Ribeiro (PSD - Caldas da Rainha) e Júlio Rodrigues (CDU - Sobral de Monte Agraço).

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)