Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Eleições autárquicas vão determinar liderança da OesteCIM

OesteCIM bandeiras

As eleições autárquicas vão determinar qual a força política que vai liderar a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste nos próximos quatro anos.

Nos dois últimos actos eleitorais, o PS teve mais câmaras municipais entre os 12 municípios oestinos, pelo que lidera o Conselho Intermunicipal. Recorde-se que, há quatro anos, os socialistas venceram na Nazaré, Bombarral, Lourinhã, Torres Vedras, Alenquer e Arruda dos Vinhos. Já o PSD venceu em Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos e Cadaval. A CDU ganhou Sobral de Monte Agraço e em Peniche foi o Grupo de Cidadãos Eleitores por Peniche.

Existe um acordo seguido há largos anos, a exemplo do que sucede com a liderança da Associação Nacional dos Municípios Portugueses ou da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias: o partido que ganhar mais presidências de câmara na OesteCIM fica, também, com a liderança do conselho intermunicipal. É também costume que na vice-presidência fiquem os autarcas das outras forças políticas representadas. Só no final desta noite eleitoral saberemos a resposta.

No caso do actual conselho intermunicipal neste mandato, foi eleito presidente Pedro Folgado (PS - Alenquer) e os vice-presidentes Fernando Tinta Ferreira (PSD - Caldas da Rainha) e Alberto Carvalho (CDU - Sobral de Monte Agraço).

Em relação à Assembleia Municipal da OesteCIM, cada assembleia municipal dos 12 concelhos elegerá os seus representantes e, na primeira reunião, elegerá a mesa. Neste momento este órgão é presidido por Jorge Gabriel Martins (PS - Bombarral), tendo como vice-presidente José Lalanda Ribeiro (PSD - Caldas da Rainha) e Júlio Rodrigues (CDU - Sobral de Monte Agraço).

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)