Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Região Oeste com aviso laranja devido a períodos de chuva forte esta segunda-feira

IPMA chuva

Portugal Continental está a partir da madrugada de segunda-feira sob aviso amarelo do IPMA, para trovoada, prevendo-se “muita instabilidade” até quinta-feira, com “precipitações localmente fortes”, particularmente em Leiria, Lisboa e Setúbal.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), “são expectáveis precipitações localmente fortes, com impactos significativos, em particular em meios urbanos, onde há risco de cheias rápidas, e na circulação rodoviária”. “Há ainda condições para a ocorrência de trovoadas frequentes e fenómenos extremos de vento muito localizados”, refere, apontando que o cenário “deverá ser mais severo nos dias 14 [terça-feira] e 15 [quarta-feira]”. Adicionalmente, prevê-se uma descida da temperatura máxima na segunda e na terça-feira.

Na segunda-feira, o IPMA coloca os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal sob aviso laranja para precipitação, no período entre as 9h00 e as 15h00, prevendo a ocorrência de “aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de rajadas de vento forte”.

Já o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo entre as 3h00 e as 15h00 de segunda-feira, devido à possibilidade de trovoadas “frequentes e dispersas” e “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes”.

Esta situação ocorre “devido à aproximação de uma depressão a Portugal continental com expressão em altitude, à qual estão associadas massas de ar tropicais, instáveis e com elevados conteúdos em vapor de água”.

O aviso do IPMA alerta para que, “em situações de instabilidade", exista "incerteza na distribuição espacial e temporal da precipitação, pelo que se recomenda o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para os próximos dias”.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados