Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

PSD reclama vagas para médicos intensivistas no Centro Hospitalar do Oeste

Hospital Caldas da Rainha II

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria alertaram o Governo para a necessidade de médicos intensivistas nos hospitais do Oeste, onde foram abertas apenas duas vagas, mas são precisos oito profissionais.

O pedido tem por base o anúncio efectuado em Abril pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, sobre a criação de uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) no CHO - Centro Hospitalar do Oeste, dotada de 12 camas e que funcionará nos hospitais das Caldas da Rainha e de Torres Vedras.

Numa pergunta dirigida à ministra da Saúde, Marta Temido, os deputados alertaram hoje que para a UCI funcionar “deverá ser necessário formar intensivistas e, neste caso, serão necessários, pelo menos, oito médicos com a referida especialidade clínica”. Porém, pode ler-se no documento, ”só foram abertas duas vagas para a especialização de intensivistas”, levando os social-democratas a questionar quando vão ser abertas mais vagas e que “política de atratividade para fixação de profissionais de saúde na abrangência do CHO” preconiza o Governo.

No documento, os deputados social-democratas eleitos pelo círculo de Leiria lembram ainda que o atraso na conclusão das obras de remodelação e ampliação do serviço de urgência médico-cirúrgica da Unidade das Caldas da Rainha “tem acarretado uma sobrelotação fortemente lesiva dos direitos dos utentes do Serviço Nacional de Saúde ali internados”, os quais, acrescentam, “desesperam durante horas e mesmo dias em macas nos corredores”.

Alertando para a necessidade das obras nos serviços de Obstetrícia e Neonatologia, os deputados consideram que “tardam as decisões sobre o futuro destas especialidades no Hospital das Caldas da Rainha” e lembram que “apesar de aprovado o hospital de dia de diabetes” para aquela unidade, o mesmo ainda não foi instalado.

Assim, querem saber qual a data prevista para a conclusão das obras de remodelação e ampliação do serviço de urgência médico-cirúrgica da Unidade das Caldas da Rainha, bem como qual o ponto de situação dos projectos para as obras na Obstetrícia, na Neonatologia e para a instalação do hospital de dia de diabetes.

A pergunta é ainda extensiva à ADR - Área Dedicada a Doentes Respiratórios, cujo investimento efectuado até ao momento com este serviço os deputados querem conhecer.

Qual o prazo para a conclusão do Plano Director do CHO é outra das questões colocadas à ministra, a quem os deputados perguntam também qual o ponto de situação sobre as candidaturas aprovadas no âmbito do SAMA - Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública. “Sem perder no horizonte a construção de um novo Hospital do Oeste”, mas convictos de que a sua concretização “dificilmente decorrerá antes de uma década”, os deputados perguntam também sobre a eventual ampliação do Hospital das Caldas da Rainha, “para fazer face aos desafios nesse período criando condições de trabalho para os profissionais e com consequência imediata na melhoria do acesso aos serviços de saúde por parte dos utentes”.

Por último, querem saber a posição de Marta Temido sobre a eventual reversão do CHO novamente em Centro Hospitalar do Oeste Norte e Centro Hospitalar do Oeste Sul, para quando o aumento do capital estatutário da Empresa Pública Empresarial (EPE) e para quando a reclassificação do Hospital das Caldas da Rainha.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)