Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Campanha ‘Reciclar é a Nossa Praia’ percorreu 30 praias de norte a sul do país

novoverdepab

A campanha ‘Reciclar é a Nossa Praia’ passou por 30 praias de norte a sul do país, com o objectivo de promover práticas mais sustentáveis junto da população sobretudo em relação ao oceano. O Município da Lourinhã associou-se a este projecto tendo a Praia da Areia Branca recebido a iniciativa a 8 de Julho, na qual participaram os alunos da EB 1 da Praia da Areia Branca.

O Município da Lourinhã cedeu como apoio logístico à actividade, luvas  e sacos para a remoção e deposição de resíduos sólidos urbanos (RSU) decorrentes da limpeza de praia, encaminhamento dos RSU e a disponibilização do espaço envolvente à Biblioteca de Praia. Da região Oeste associaram-se também à iniciativa os municípios da Nazaré (Praia da Nazaré), Alcobaça (Praia de São Martinho do Porto), Caldas da Rainha (Praia da Foz do Arelho), Peniche (Praia da Gâmboa) e Torres Vedras (Praia Azul).

Esta acção da Novo Verde em parceria com a associação sem fins lucrativos Sailors for the Sea Portugal com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente e da RFM, em parceria com os municípios, pretendeu impactar sobre os comportamentos a adoptar, de forma a evitar que os resíduos de embalagens cheguem aos rios, lagoas e mar.

Ao longo de 30 dias, a campanha sensibilizou mais de 3200 pessoas para a preservação dos mares e oceanos. Ao longo da iniciativa decorreram diversas sessões de educação ambiental e literacia dos oceanos, bem como acções de limpeza do areal, a cargo da Sailors for the Sea Portugal, responsável pela dinamização das actividades, em que participaram activamente escolas, escu(o)teiros, diversas entidades e associações, bem como, comunidades locais.

No total, foram recolhidos mais de 380 quilos de resíduos e mais de 30 litros de beatas de cigarro encontradas nas praias.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Câmara Municipal da Lourinhã