Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Cerca de 200 doentes aguardam cirurgia aos olhos no Centro Hospitalar do Oeste

Hospital Caldas da Rainha II

Entre os 53.316 utentes do país à espera de uma cirurgia oftalmológica no Sistema Nacional de Saúde, 197 estão em lista de espera na Unidade das Caldas da Rainha do CHO – Centro Hospitalar do Oeste, segundo dados do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia que se reportam ao mês de Abril. São dados referentes a doentes normais (sem doença oncológica) com tempo de espera superior a seis meses.

Segundo revela hoje o Jornal de Notícias, quase metade dos doentes estão na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (39%), onde está inserido o CHO. O Ministério da Saúde reporta 20.846 doentes só nesta região, adianta o jornal, sendo a zona do país com mais pacientes em lista de espera na especialidade de oftalmologia. Ainda segundo o JN, este número “resulta de um aumento de 46,2% das novas inscrições para cirurgia, face a Abril de 2020” na área da ARSLVT.

Contudo, no total nacional há uma ligeira diminuição do número de utentes a aguardar cirurgia. Está previsto que os doentes possam recorrer a outras unidades de saúde, caso o hospital onde estão a ser acompanhados não consiga operar dentro do prazo previsto na lei, que é no máximo de 180 dias. Nestes casos é emitida uma nota de transferência ou vale-cirurgia, e, desta forma, recorrer a outra unidade hospitalar que tenha disponibilidade para fazer a operação.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)