Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autoridade Marítima Nacional alerta para cuidados a ter nas praias e zonas costeiras

mar

A previsão de tempo quente no próximo fim-de-semana poderá convidar a população a frequentar as praias, contudo, a AMN - Autoridade Marítima Nacional recomenda que não vá a banhos e alerta para os cuidados nas praias, nas zonas costeiras, e nesse sentido para a importância da adopção de um comportamento de segurança.

“É importante ter em conta que o mar nesta época do ano é um mar de Inverno, e as praias e zonas de costa apresentam risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima que se tem verificado nos últimos tempos, apresentando também a sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano, encontrando-se nelas fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros”, destaca em comunicado a AMN.

A ondulação esperada será do quadrante oeste/noroeste com altura significativa entre os dois e os três metros. Este é também um período de águas vivas, registando-se uma maior amplitude entre a altura da baixa-mar e da preia-mar, originando correntes mais fortes. Alguns destes fenómenos não são visíveis, acarretando perigo para quem entrar na água. Adicionalmente, as praias não estão vigiadas, não está disponível o equipamento para socorro a náufragos, podendo a assistência ser mais demorada.

Assim, a AMN recomenda: não ir a banhos; vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto; evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada. Não vire as costas ao mar e ofereça sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda; caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entrar e pedir ajuda através do 112.

A Autoridade Marítima Nacional irá reforçar a vigilância na orla costeira e no mar, sendo que na nossa costa está ao cuidado da Capitania do Porto de Peniche. Este reforço destina-se especialmente à sensibilização e prevenção de eventuais situações de risco.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados