Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autárquicas-Oeste: Chega candidata empresário agrícola Sabino Félix à Câmara de Óbidos

eleicoes autarquicas de 2021

O empresário agrícola Sabino Félix encabeça a candidatura do Chega à Câmara Municipal de Óbidos nas próximas eleições autárquicas, visando mais transparência na governança e maior rigor na gestão do concelho, disse hoje o próprio à agência Lusa. “A transparência e o rigor com que o dinheiro dos impostos de toda a população é aplicado é um ponto fulcral” para Sabino Félix, que pela primeira vez disputa a liderança do executivo camarário deste concelho oestino.

O candidato disse hoje à agência Lusa que, se for eleito, iniciará um ciclo de “maior rigor na governação” do concelho, que “está entre os 30 piores do país relativamente à governança”, e onde considera não fazer sentido, por exemplo, “que o presidente e vereadores usem os meios da autarquia, como veículos ou combustível, na sua vida pessoal” ou que “não seja fiscalizada como é feita a aplicação dos subsídios que são atribuídos às associações”.

Entre as principais linhas programáticas que irá apresentar para o concelho, Sabino Félix destaca a vertente económica, com a aposta na fixação de empresas, através da criação de um gabinete do empreendedor, “oferecendo um pacote de serviços que vão da formação, ao planeamento fiscal, apoio na elaboração de candidaturas a fundos comunitários”, entre outros factores que poderão passar por “ter um banco parceiro”. O projecto do Chega passa ainda pela criação de uma zona industrial, incentivos às empresas para fomentar a oferta de emprego e a criação de uma bolsa de fornecedores locais.

O candidato pretende ainda apostar na fixação de pessoas no concelho, através da venda em leilão de lotes municipais para habitação e na criação do ‘cartão Óbidos’, em parceria com uma instituição bancária, que “através de um sistema de pontos dará acesso a descontos no custo da água, de entrada em museus, na hotelaria ou em empresas locais”, explicou Sabino Félix. Os apoios sociais e a saúde são outros dos principais focos do candidato que, no âmbito da transferência de competências do Estado para as autarquias locais, admite que problemas como a falta de médicos de família possam vir a ser solucionados “num sistema de acordos com grupos de saúde privados”.

Sabino Félix, de 50 anos, frequentou o curso de gestão de marketing e iniciou a sua actividade profissional como desportista, tem mais tarde optado por se estabelecer como empresário agrícola. Desemprenhou cargos de direcção em associações do concelho e em organismos, como o Centro de Gestão de Empresas Agrícolas de Óbidos e a LeaderOeste. Foi presidente da Assembleia de Freguesia de Santa Maria São Pedro e Sobral da Lagoa, como independente, eleito na lista do PS, em 2013. Em 2017 voltou a integrar a equipa candidata à Câmara com o apoio do PS, tendo exercido o cargo de vereador substituto até 2019. Actualmente é conselheiro político distrital do Chega.

Sabino Félix irá disputar a Câmara Municipal de Óbidos com Filipe Daniel (PSD), Paulo Gonçalves (PS), João Paulo Cardoso (BE) e Luizinho Leal (CDU). A Câmara de Óbidos é presidida pelo social-democrata Humberto Marques que, em meados de 2020, anunciou a intenção de não se recandidatar. O executivo integra ainda três vereadores do PSD e três do PS.

Texto: ALVORADA com agência Lusa