Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Oeste: GNR deteve quatro pessoas por furto, posse de armas e munições proibidas

GNR Leiria apreensao Oeste 23062021

A GNR deteve em flagrante uma mulher de 36 anos e dois homens de 32 e 35 anos por furto em instalações agropecuárias e um homem de 48 anos por posse de armas e munições proibidas e identificou 20 pessoas, com idades compreendidas entre os 19 e os 70 anos, nos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha e Nazaré.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Comando Territorial de Leiria da GNR informa que esta intervenção, ocorrida ontem, foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Caldas da Rainha, no âmbito de uma investigação que decorria desde o início do ano, por diversos furtos numa exploração agropecuária ocorridos desde 2019, causando prejuízos que ascenderam os 130 mil euros. “Os militares da Guarda apuraram que o resultado desses furtos permitiu aos suspeitos abastecer uma considerável rede de receptadores, nos vários concelhos limítrofes”, esclarece a GNR.

No âmbito das diligências policiais desenvolvidas, foram realizadas 38 buscas, das quais 23 domiciliárias e 15 em veículos e em anexos e armazéns, resultando na apreensão de diverso material. Os militares apreenderam dois veículos automóveis que seriam utilizados nos furtos, 2.070 kg de ração animal, duas espingardas, uma caçadeira, 30 cartuchos de calibre 12 e dois telemóveis. “Esta acção resultou na detenção de três suspeitos, dois dos quais irão permanecer nas instalações da Guarda até serem presentes hoje, dia 24 de Junho, a primeiro interrogatório, no Tribunal Judicial de Leiria. Um dos suspeitos tem antecedentes criminais por violência doméstica, ofensas à integridade física, abuso sexual de menores e condução ilegal”, acrescenta ainda a GNR.

No desenrolar desta operação foi ainda detido um homem de 48 anos, por posse de armas e munições proibidas, “com antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de ilícitos”, e foram também identificadas mais 20 pessoas com idades compreendidas entre os 19 e os 70 anos por furto qualificado, auxílio material e receptação, tendo sido constituídas arguidas, e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Leiria.

Foram ainda fiscalizados 13 cães e identificadas sete infrações ambientais, tendo sido elaborados os respectivos autos contraordenacionais. Esta fiscalização culminou ainda na apreensão de 77 exemplares de espécies autóctones e exóticas - diversas aves e algumas tartarugas - dos quais 64 foram libertados e restituídos ao seu habitat natural.

Esta operação contou com o reforço do Posto Territorial de São Martinho do Porto e Caldas da Rainha da GNR, do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha, da Equipa de Investigação Criminal do Comando Territorial de Leiria, do Destacamento de Intervenção (DI) de Leiria, do Grupo de Intervenção Cinotécnica (GIC) da Unidade de Intervenção (UI). A GNR contou ainda nesta acção com o apoio da PSP - Polícia de Segurança Pública.

Texto: ALVORADA
Fotografia: GNR