Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autárquicas-Oeste: Sociólogo António Moniz é candidato do BE à Câmara de Peniche

eleicoes autarquicas de 2021

O Bloco de Esquerda (BE) vai candidatar o sociólogo e deputado municipal António Moniz à presidência da Câmara Municipal de Peniche nas próximas eleições autárquicas, foi hoje anunciado.

"Há uma certa frustração relativamente às intenções para a grande mudança que era esperada" em 2017, justificou o cabeça-de-lista, recordando que nas eleições de 2017 o Bloco de Esquerda apoiou o Grupo de Cidadãos Eleitores por Peniche, pelo qual concorreu nas listas à assembleia municipal. "Houve um conjunto de propostas que integraram o programa eleitoral, mas não foram levados à prática, como o Plano Municipal para os Transportes Públicos, o Orçamento Participativo ou medidas de adaptação às alterações climáticas", explicou.

Com o lema ‘A Alternativa que faz a Diferença’, o BE quer "fazer valer a palavra dada às propostas" que apresentar, prometendo uma campanha para exposição de projectos e ideias para o concelho e não de críticas às candidaturas adversárias. As principais apostas vão para implementação do Orçamento Participativo, bons transportes públicos e infraestruturas urbanas, um plano de desenvolvimento empresarial, uma estratégia de apoios sociais para melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos mais idosos, dos jovens, dos imigrantes e das minorias, mais jardins e arborização, melhor preservação do património cultural e maior diversidade de actividades culturais.

António Moniz reside no concelho, é sociólogo e professor e investigador na Universidade Nova de Lisboa. Nos anos 1990, coordenou, a partir de Peniche, o estudo nacional sobre o futuro do emprego nas pescas MARHE, financiado pelo Ministério do Trabalho. Em termos políticos, é militante do BE, partido pelo qual foi cabeça-de-lista à Assembleia Municipal de Peniche nas eleições autárquicas de 2013, e é membro da Assembleia Municipal de Peniche desde 2017, tendo sido eleito na lista do Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche.

Além de António Moniz, estão na corrida autárquica à Câmara Municipal de Peniche Ângelo Marques (PS), Filipe de Matos Sales (PSD), Clara Abrantes (CDU), Ricardo Ribeiro (CDS-PP) e Henrique Bertino (Grupo Cidadãos Eleitores por Peniche). Nas anteriores eleições autárquicas, o independente Henrique Bertino (Grupo Cidadãos Eleitores por Peniche) ganhou à CDU a Câmara Municipal de Peniche, elegendo três elementos, o PS dois e o PSD outros dois.

Para a Assembleia Municipal, o BE escolheu para cabeça-de-lista a tradutora Dulce Encarnação.

Texto: ALVORADA com agência Lusa