Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Peniche: Politécnico de Leiria dinamiza curso avançado sobre a produção e aplicações de microalgas

Cultivo de microalgas ESTM

Dar a conhecer as espécies de microalgas que são cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos e sistemas de produção é o propósito do curso avançado de Produção de Microalgas, que o MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) de Peniche, do Politécnico de Leiria vão promover entre os dias 28 de Junho e 2 de Julho. O curso destina-se a investigadores, candidatos a doutoramento e estudantes de mestrado com interesse neste grupo de espécies e nas suas utilizações como recurso biológico.

Em comunicado, a instituição informa que o curso, organizado pela primeira vez no Politécnico de Leiria, vai combinar seminários, aulas teóricas e práticas de isolamento celular, preparação de meios de cultura e boas práticas de manutenção de espécies isoladas de algas.

Segundo o Politécnico de Leiria, “a aplicação de microalgas em diferentes sectores industriais tem vindo a aumentar, sendo a aplicação na indústria alimentar, aquacultura e bioenergia as mais conhecidas. As microalgas são um mundo de grande biodiversidade cujo potencial como recurso biológico é motivo de crescente interesse. Tradicionalmente usadas como cultura auxiliar na produção aquícola, as microalgas constituem atualmente, espécies de interesse aquícola ‘per se’, devido às suas aplicações na indústria alimentar, cosmética, nutracêutica, química, bioenergética, biofertilizante e sequestro de CO2”.

‘Principais grupos taxonómicos e características diagnosticantes’, ‘Sistemas de cultivo de microalgas’, ‘Técnicas de trabalho com microalgas em laboratório’ e ‘Aplicações industriais e de mercado das microalgas’ são algumas das temáticas que vão estar em destaque no curso.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 18, através do preenchimento do formulário de inscrição, disponível em https://bit.ly/3uAKvRA.

Texto: ALVORADA
Fotografia: IPL