Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Projecto ‘Reviver’ foi lançado na Unidade de Peniche do Centro Hospitalar do Oeste

CHO Projeto Reviver

‘Reviver’ é o nome do novo projecto idealizado pela equipa de Serviço Social da Unidade de Peniche do CHO - Centro Hospitalar do Oeste que foi lançado oficialmente na última segunda-feira. Em comunicado, a instituição pública explica que esta iniciativa “visa melhorar o estado de espírito dos utentes internados, diminuir as rotinas sedentárias, promover dinâmicas que estimulem, ativem e motivem os utentes internados, assim como promover a humanização dos cuidados nesta unidade hospitalar”.

Ainda segundo o CHO, devido à situação pandémica que vivemos, algumas restrições como a ausência de visitas, a ausência do acompanhamento e apoio do voluntariado, o protelamento da alta social, entre outras, acentuou o sedentarismo e monotonia dos utentes da instituição hospitalar no período de internamento. “Com o intuito de colmatar algumas destas preocupações, surgiu o projecto ‘Revive’”, justifica a instituição tutelada pelo Ministério da Saúde.

Este projecto consiste na realização de um conjunto de actividades práticas com os utentes internados por parte do grupo de voluntários, tais como conversas e elaboração das biografias de cada utente participante, leitura de livros e revistas, e a elaboração de um jornal de parede. Participam activamente neste projecto quatro voluntários, que receberam formação em infecção hospitalar e em comunicação, que contam com o apoio da equipa de saúde hospitalar. O projecto funciona numa sala externa à enfermaria de internamento e terá frequência diária nos dias úteis.

“O Centro Hospitalar do Oeste pretende com a implementação deste novo projecto continuar a promover a humanização dos cuidados hospitalares aos utentes da região Oeste, e alcançar resultados positivos que motivem e estimulem, didacticamente, os utentes internados”, concretiza o CHO.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CHO