Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autárquicas-Oeste: BE candidata professor Carlos Ubaldo à Câmara das Caldas da Rainha

eleicoes autarquicas de 2021

O Bloco de Esquerda (BE) vai candidatar o professor de filosofia Carlos Ubaldo à Câmara Municipal das Caldas da Rainha, independente que assume o desafio de melhorar a qualidade de vida no concelho.

A candidatura, apresentada hoje junto à Estação da CP das Caldas da Rainha, assenta na convicção de que “permanecem por encontrar melhores respostas a problemas e desafios que se continuam a colocar com enorme urgência, para dessa forma se melhorar a qualidade de vida dos munícipes”, disse Carlos Ubaldo à agência Lusa.

Há mais de 30 anos professor numa escola do concelho, Carlos Ubaldo considerou ser altura de “dizer sim” ao desafio do BE para encabeçar a lista que pretende, através dos seus eleitos, “dar respostas, com mais qualidade, às legítimas expectativas e ambições dos caldenses”. O projecto do BE vai centrar-se, não apenas nas questões locais, mas também, em questões “de mais vasta amplitude e que extravasam o concelho”, explicou o candidato, exemplificando com áreas como “a mobilidade e transportes, o clima e ambiente, a acção social, a habitação, a saúde e a cultura e juventude”.

Depois de durante mais de três décadas ter contribuído para “a educação e formação de milhares de jovens”, Carlos Ubaldo aposta agora na criação de melhores condições para que estes “possam participar de pleno direito e activamente na vida colectiva”, contribuindo, através das suas ideias, “para que a vida cívica possa respirar outra modernidade”, afirmou.

O candidato sublinhou ainda a importância de os mais novos intervirem ao nível de novas formas comunicacionais, das expressões artísticas e culturais, do desporto, da vida saudável, do ensino e da empregabilidade qualificada, da emergência climática e da sustentabilidade dos recursos ambientais, da inclusão e da inovação social, entre outros. Se for eleito, Carlos Ubaldo pretende igualmente dar resposta ao nível da inclusão “de todas as gerações e de todas as camadas sociais”, desenvolvendo soluções que “protejam na primeira linha os mais desfavorecidos” e que contribuam para que todos possam sair “da crise que se vive com mais igualdade e dignidade”.

A par com o candidato à Câmara, o BE anunciou hoje como cabeça-de-lista à Assembleia Municipal o professor de educação física Francisco Matos.

Carlos Ubaldo tem 56 anos e é natural do concelho de Ourém, no distrito de Santarém, mas está radicado nas Caldas da Rainha desde os 24 anos, altura em que foi colocado como professor na Escola Bordalo Pinheiro. Formado em Filosofia, durante mais de uma década esteve ligado à Infancoop, uma cooperativa de ensino de apoio à criança, tendo integrado a direcção. Em termos políticos não é militante de qualquer partido e foi, nas últimas eleições legislativas, mandatário da candidatura de Fernando Gonçalves (no círculo eleitoral de Leiria) pelo Partido Democrático Republicano (PRD).

No concelho foram já anunciadas as candidaturas de Edmundo Carvalho (Chega), António Barros (CDU), Paulo Pessoa de Carvalho (Coligação ‘Caldas mais Rainha’), Luís Patacho (PS), o actual presidente da Câmara, Fernando Tinta Ferreira (PSD), e o actual presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, Vítor Marques, que concorre como independente.

O executivo municipal das Caldas da Rainha é constituído por cinco eleitos do PSD e dois do PS. O concelho é liderado pelo PSD desde 1976, com excepção para o mandato de 1982 a 1985, em que governou um executivo do CDS.

Texto: ALVORADA com agência Lusa