Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Bombarral: Quinta Ciência Viva da Pêra Rocha vai funcionar nas antigas instalações do IVV

IVV Bombarral

As antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, no Bombarral, vai acolher a Quinta Ciência Viva da Pêra Rocha, no âmbito de uma parceira estabelecida entre a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o Município do Bombarral e o Rocha Center - Centro de Pós-Colheita e Tecnologia, A.C.E.. A constituição oficial desta parceria vai ocorrer esta sexta-feira, pelas 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Município, que contará com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.

Em nota informativa enviada ao ALVORADA, a autarquia bombarralense informa que, para além de formalizar a instalação da Quinta Ciência Viva da Pêra Rocha num equipamento que é propriedade municipal, o documento estabelece a cooperação entre as várias entidades na implementação do projecto nas diversas áreas, nomeadamente na elaboração do projecto de conteúdos, do plano funcional, do Modelo de Gestão e do Plano Estratégico de Cooperação, bem como na captação de financiamento. O projecto contempla ainda a dinamização de diversas actividades e exposições interactivas associadas à temática da pêra rocha, “envolvendo o público em geral e, em especial, o público escolar e as famílias”.

“As antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, espaço que sempre esteve ao serviço da agricultura, vão assim ganhar uma nova vida com a instalação da Quinta Ciência Viva da Pêra Rocha, um projecto que cruza universos e intervenientes, criando sinergias entre o mundo rural, a comunidade científica e académica e o tecido económico-empresarial”, sublinha o comunicado. Por outro lado, a edilidade destaca ainda que vai “valorizar a produção agrícola, divulgar a inovação científica e tecnológica, estimular o empreendedorismo e criar oportunidades turísticas e de lazer são algumas das metas definidas pelas entidades parceiras neste projecto".

A Quinta Ciência Viva da Pêra Rocha pretende ser “um espaço inovador” que “irá contribuir para o desenvolvimento regional através da valorização de um produto local de excelência, como é a Pera Rocha do Oeste, sendo igualmente um espaço aglutinador que irá aproximar empresários e investigadores na busca de soluções inovadoras para os problemas do sector”.

“A criação da Quinta Ciência Viva da Pêra Rocha no Bombarral é motivo de enorme satisfação para o Município, que desde logo abraçou o projecto com a crença de que o mesmo se irá converter numa incalculável mais-valia para o setor produtivo e para a captação de novos públicos em termos turísticos”, conclui a edilidade.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CMB