Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Oeste: Eleições na ACIRO marcam fim da liderança de Mário Reis e ascensão de João Esteveira

ACIRO eleicoes 2021

Mário Reis, presidente da direcção da ACIRO - Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste, vai passar a pasta ao seu vice-presidente João Esteveira nas eleições que estão agendadas para a próxima semana, dia 1 de Junho, que contará com a participação de uma lista única. O histórico dirigente associativo, comerciante na cidade torriense, vai deixar o cargo ao fim de 15 anos, fruto dos cinco anos de mandatos consecutivos.

Em conferência de imprensa realizada esta tarde na sede da ACIRO, em Torres Vedras, Mário Reis revelou que deixa a liderança da instituição numa situação de estabilidade financeira e deixou elogios a João Esteveira, também presente na conferência de imprensa, que não quis revelar os objectivos da sua candidatura, deixando para depois do acto eleitoral.

Com 102 anos de vida, a ACIRO conta presentemente com cerca de 1.200 sócios e abrange quatro concelhos: Torres Vedras, Lourinhã, Cadaval e Sobral de Monte Agraço. Mário Reis revelou uma dezena de associados, da área da restauração e do retalho não-alimentar, encerraram a sua actividade comercial devido à situação económica causada pela pandemia de Covid-19. Foram micro-empresas familiares que fecharam as portas, que não tinham empregados, pelo que o impacto laboral foi reduzido. Entre associados, cerca de meia centena recorreu à associação para ter apoio técnico especializado com vista a recorrer ao ‘lay off', mas a associação estimou que seja mais elevado o número de empresas que acionou a medida.

No fim da sua presidência, Mário Reis admitiu que "não conseguiu persuadir as empresas a serem associadas" da organização que representa os sectores do comércio, serviços e da indústria na zona sul do Oeste. Só no concelho de Torres Vedras existem cerca de 10.500 empresas.

Notícia desenvolvida na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA