Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autárquicas-Oeste: Chega candidata gestor Edmundo Carvalho à Câmara das Caldas da Rainha

eleicoes autarquicas de 2021

O gestor Edmundo Carvalho é o candidato do Chega à Câmara Municipal das Caldas da Rainha, concelho que considera adormecido por 28 anos de governação social-democrata e que pretende preparar para a crise que se avizinha.

“Uma Câmara que está há 28 anos nas mãos do PSD segue uma linha de governação que já está saturada”, disse à Lusa Edmundo Carvalho, assumindo-se como “uma alternativa para retirar o concelho [das Caldas da Rainha] do adormecimento em que se encontra”. O gestor, “escolhido por unanimidade” para encabeçar a lista do Chega nas próximas eleições autárquicas, acredita “avizinharem-se tempos muitos difíceis, com uma crise económica e social” a que, se for eleito, considera “poder dar resposta”, gerindo a Câmara de forma "a poder contribuir para o desenvolvimento e para a atração de empresas que impulsionem a criação de riqueza e de empregos”.

Num concelho onde “a pandemia [de Covid-19] fez aumentar o desemprego em cerca de 57%”, Edmundo Carvalho reconhece a necessidade “de acudir à população” e defende a criação de “uma carta social, que identifique as necessidades” e que estipule “quais as contrapartidas que quem for ajudado também deve dar, em termos de voluntariado ou de contribuição para a sociedade”.

Melhorar as condições de segurança e de limpeza em algumas zonas da cidade são outros dos objectivos do candidato que, no seu programa, terá ainda em conta “questões estruturantes como o desenvolvimento do termalismo e a defesa da construção de um novo hospital nas Caldas da Rainha”.

A par com o candidato à Câmara, o Chega divulgou também a escolha do Gestor de Tráfego Digital Manuel Bernardo Martins Orge Alonso, de 43 anos, para primeiro candidato à Assembleia Municipal.

Edmundo Jorge dos Santos Carvalho, de 65 anos, estudou Gestão de Empresas no Instituto Superior de Línguas e Administração e desenvolveu uma carreira de mais de 30 anos na área da banca. Foi professor do ensino nocturno, esteve ligado a várias modalidades desportivas e assumiu diversos cargos em associações desportivas do concelho, sendo actualmente vice-presidente da Associação de Bilhar de Lisboa, onde é atleta federado.

Edmundo Carvalho disputará a autarquia com António Barros (CDU), Paulo Pessoa de Carvalho (Coligação ‘Caldas mais Rainha’), Luis Patacho (PS), o actual presidente da Câmara, Fernando Tinta Ferreira (PSD) e o actual presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, Vítor Marques, que concorre como independente.

O executivo municipal das Caldas da Rainha é constituído por cinco eleitos do PSD e dois do PS. O concelho é liderado pelo PSD desde 1976, com excepção para o mandato de 1982 a 1985, em que governou um executivo do CDS.

Texto: ALVORADA com agência Lusa