Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Óbito/Carlos Bernardes: Cardeal-Patriarca de Lisboa preside às cerimónias fúnebres

CM Torres Vedras luto 2021

O Cardeal-Patriarca de Lisboa vai participar nas cerimónias fúnebres do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, encontrado ontem sem vida em casa, que vão decorrer esta quarta-feira, pelas 10h30, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, na cidade torriense. D. Manuel Clemente, que também é natural do concelho, presidirá à missa de corpo presente.

O programa das cerimónias, revelado ao fim do dia pela autarquia torriense, contempla, depois da eucaristia, um cortejo fúnebre até ao edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras, onde será prestada homenagem pública a Carlos Bernardes. A cerimónia será transmitida ‘online’ em directo no site e redes sociais da autarquia.

O corpo de Carlos Bernardes seguirá então para a Igreja de Santa Maria Madalena, no Turcifal, onde terá início o cortejo para o cemitério da vila, “espaço que estará reservado à família do autarca”, informa a nota da autarquia enviada ao ALVORADA. O velório público decorreu entre as 18h00 e as 22h00 desta quarta-feira e volta a decorrer amanhã das 9h00 às 10h30 na nave principal da igreja da cidade.

A Assembleia Municipal de Torres Vedras manifestou hoje “o mais profundo pesar pelo doloroso falecimento” do presidente do executivo camarário. A nota assinada pelo presidente deste órgão municipal, José Augusto Carvalho, destaca que “Carlos Bernardes era reconhecido pelo seu carácter único que o levou a trabalhar desde jovem, primeiramente, pela freguesia onde nasceu e, desde 2005, pelo concelho de todos nós”. “Fê-lo no exercício de cargos autárquicos para os quais sempre foi democraticamente eleito. Fica na nossa memória, como um autarca entusiasta, dedicado e generoso na entrega a causa pública, como demonstrou no recente combate a pandemia Covid-19”, evidencia o presidente da Assembleia Municipal, que envia à família do edil falecido “sentidas condolências neste momento de consternação e dor”.

Recorde-se que os municípios que integram a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste associaram-se aos três dias de “luto intermunicipal” decretado pelo presidente do conselho intermunicipal, Pedro Folgado, órgão que contava também com a participação de Carlos Bernardes enquanto representante da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Texto: ALVORADA