Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autárquicas-Oeste: Candidatos à Câmara de Torres Vedras lamentam morte do presidente Carlos Bernardes

eleicoes autarquicas de 2021

Os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras lamentaram a morte do presidente da autarquia, o socialista Carlos Bernardes, que foi ontem encontrado morto em casa.

Numa mensagem publicada na rede social ‘Facebook’, o cabeça-de-lista da coligação PSD/CDS-PP à autarquia torriense, nas próximas eleições autárquicas, manifestou “profundo pesar pelo acontecimento” e enviou condolências aos familiares de Carlos Bernardes, ao PS e ao município. “Acredito que na vida política não vale tudo e que é possível preservar as relações pessoais entre pessoas que representam partidos e projectos diferentes. Por isso mesmo, mantínhamos uma relação de respeito e amizade, tendo sido a primeira pessoa a quem liguei para o informar da minha candidatura a Torres Vedras”, escreveu Duarte Pacheco.

Por seu turno, o candidato do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Câmara de Torres Vedras, Jorge Humberto Nogueira, salientou que o concelho “está de luto” e vincou que, apesar de representarem “campos diferentes na política”, isso “torna-se completamente irrelevante” nestes momentos. “É com profundo respeito que envio os meus sentidos pêsames à família e amigos, bem como à Câmara Municipal, aos colegas de trabalho e aos seus camaradas de partido”, afirmou o bloquista.

O líder do partido Aliança, Paulo Bento, candidato à presidência da autarquia de Torres Vedras, onde já foi vereador, manifestou-se “triste” e “chocado”, enviando “sentidas condolências à família”.

Também o candidato do Chega ao município de Torres Vedras, Pedro Borges Lemos apresentou “o mais profundo pesar pelo falecimento do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dr. Carlos Bernardes, dirigindo aos seus familiares e amigos os mais profundos sentimentos por esta perda”.

Na corrida autárquica a este município estão o independente Sérgio Galvão (vereador pelo PS entre 2005 e 2016), o deputado Duarte Pacheco (PSD/CDS-PP), o professor Jorge Humberto Nogueira (BE), o líder do Aliança e ex-vereador nesta autarquia, Paulo Bento, e o advogado Pedro Borges de Lemos (Chega). Nas anteriores eleições autárquicas, o PS venceu em Torres Vedras, com maioria absoluta, elegendo seis elementos para o executivo, enquanto o PSD elegeu três. Carlos Bernardes, que faleceu aos 53 anos, já tinha anunciado a recandidatura pelo PS ao próximo acto eleitoral.

Também a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) lamentou a morte do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. A ANMP "lamenta profundamente a morte" de Carlos Bernardes e "endereça as mais sentidas condolências à família", dá conta uma nota enviada à Lusa. Entre outros cargos, o autarca era membro substituto do Conselho Directivo da ANMP, refere a associação.

Texto: ALVORADA com agência Lusa