Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

100 anos da CERES: HUB Criativo e Empreendedor floresce em moagem centenária nas Caldas da Rainha

cerescaldasrainha

A Sociedade Industrial Ceres assinala esta sexta-feira, dia 30, um século de existência. Na celebração dos 100 anos a gestão da empresa orgulha-se de ter convertido, uma moagem num HUB Criativo e Empreendedor no centro das Caldas da Rainha, num projecto inovador na região Oeste, “criando valor a toda a comunidade, à cidade e ao país”, refere a empresa num comunicado enviado ao ALVORADA.

Na família há cinco gerações, a sua visão “traduz-se numa adaptação inovadora aos tempos e às tendências”. Desde há cinco anos a cidade das Caldas da Rainha tem visto crescer na antiga moagem CERES “uma nova centralidade cultural, criativa e empreendedora”, aberta à cidade e aos vizinhos, “mas com alma global”. Várias idades e maturidades de projectos unidas num só espaço, que é confluência de artes, cultura, empreendedorismo e lazer.

Miguel Paiva e Sousa (da quinta geração) sublinha que a CERES “chega aos 100 anos com os seus espaços todos ocupados, mesmo em ano de pandemia, comprovando a sua vocação de adaptação aos tempos e às necessidades locais: cerca de 40 projectos com uma mesma visão - inovar, criar valor, projectar as Caldas da Rainha no país e no mundo”.

O mesmo responsável acrescenta que o espaço “está em contínua renovação e oferece várias tipologias para fazer face a diferentes tipos de necessidades, sendo dotado de infraestruturas de conforto e sustentabilidade”, avançando que “na calha dos próximos investimentos estão as energias renováveis para autoconsumo: painéis fotovoltaicos, estrutura eléctrica sustentável, reciclagem e reaproveitamento de materiais”.

Várias iniciativas marcam a passagem do século de existência da CERES, nomeadamente a criação do Instagram, a iniciativa de plantação de pinheiros mansos ‘CERES - a criar raízes desde 1921’ e a partilha de máscaras sanitárias CERES por toda a comunidade do HUB Criativo e Empreendedor. A empresa revela que se esperam mais novidades no decorrer do ano centenário.

A CERES destaca ao longo dos últimos anos, para o sucesso alcançado, “foram essenciais os parceiros estratégicos sempre disponíveis para o trabalho construtivo”: a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, a Polícia de Segurança Pública, Escola Superior de Artes e Design e a Associação Destino Caldas.

Texto: ALVORADA