Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Câmara Municipal do Cadaval destaca adesão ao projecto Geoparque do Oeste

GEOPARQUEoeste V cores 01

A Câmara Municipal do Cadaval revelou hoje a sua adesão formal à AGEO Associação Geoparque Oeste e destacou, em comunidade, a importância deste projecto regional que abrange ainda os municípios promotores do Bombarral, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, ao qual também se juntou agora Caldas da Rainha, tal como o ALVORADA revelou em primeira mão. O Município do Cadaval passou a integrar formalmente esta rede no passado dia 23, no seguimento da aprovação, por unanimidade, da sua adesão em sessão ordinária da Assembleia Municipal, informa a edilidade num comunicado enviado ao nosso jornal. Recordamos que a entrada no projecto destes dois municípios coincide com a saída do Município de Óbidos que, tal como noticiámos, alegou dificuldades financeiras como a principal razão para abandonar o projecto oestino.

A AGEO assume a responsabilidade elaborar a candidatura à UNESCO para a criação do Geoparque Oeste, que tem como objectivo a divulgação e promoção do património natural e cultural, destacando as suas gentes, costumes e tradições, tendo por base um trabalho em rede com os principais actores locais. Essa meta passa por apresentar uma candidatura que conduza ao reconhecimento pela UNESCO do Geoparque Oeste. Para estar em condições de apresentar a candidatura e ser reconhecido como geoparque, a entidade que corporiza o projecto, ‘aspiring’ Geoparque Oeste, desenvolve contactos com associações, empresas e instituições de ensino presentes no território dos municípios que subscrevem o projecto. “A autarquia cadavalense tem vindo a colaborar na elaboração do Plano Estratégico e do dossiê de candidatura, com a preparação de informação diversa, recolhida em vários serviços municipais”, destaca o executivo camarário cadavalense liderado por José Bernardo Nunes.

O ‘aspiring’ Geoparque Oeste apresentou, no passado dia 22 de Abril, no ‘webinar’ coorganizado com a Comissão Nacional da UNESCO, os cinco Geoparques Mundiais da UNESCO em Portugal e apresentou ainda o vídeo oficial de promoção do território e do seu património natural e cultural.

Entre outros convidados, o ‘webinar’ contou com a presença de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial. Na ocasião, o vereador lourinahense João Serra, presidente da direcção da AGEO, sublinhou que o vídeo promocional trata-se de “uma porta e um cartão-de-visita do território do ‘aspiring’ Geoparque Oeste para todos os que não conhecem o seu património e as suas gentes”. Já para Miguel Reis Silva, coordenador-executivo da AGEO, o mesmo vídeo “mostra que o processo de construção da candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO está a fazer o seu caminho, demonstrando assim todo o trabalho realizado até ao momento”.

Entretanto, AGEO e o Politécnico de Leiria irão realizar, no próximo dia 5 de Maio, pelas 21h00, uma sessão em videoconferência sobre o Plano Estratégico do ‘aspiring’ Geoparque Oeste, decorrendo as inscrições, obrigatórias, até ao próximo dia 4 de Maio. Esta sessão tem como objectivo “promover a participação e envolvimento activo da população nas diferentes fases do planeamento das acções, as suas expectativas e opiniões sobre o turismo, a educação, o património natural e cultural, a promoção do território, de modo a construir um documento estratégico participado e onde os parceiros da AGEO se identifiquem nas suas principais linhas de acção”.

Texto: ALVORADA