Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Semana Hortícola do Oeste tem início esta terça-feira com sessões exclusivas por videoconferência

semana horticola do oeste 2021

A 8ª Semana Hortícola do Oeste tem início esta terça-feira, sendo este ano adaptada à pandemia e dividida por sessões através de videoconferência ao longo de três dias. Organizada conjuntamente pela AIHO - Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste e COTHN - Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, a edição deste ano terá quatro sessões temáticas: ‘Redescobrir o solo’, ‘Inovação da Horticultura Protegida’, ‘Vamos conhecer a abóbora’ e ‘Tendências de futuro da produção e mercados’. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, decorrendo na sessões na plataforma electrónica ‘zoom’.

Para a sessão de abertura estava prevista a presença, nas instalações da Louricoop na Lourinhã (sede da AIHO) da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, mas por motivos de agenda, de última hora, faz-se substituir pelo director regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Lacerda Fonseca.

Para esta terça-feira, dia 20, está agendada para as 9h30 a sessão de abertura, com a intervenção do lourinhanense Sérgio Ferreira, presidente da direcção da AIHO, seguindo-se às 9h40 a intervenção do director regional Lacerda Fonseca que terá como tema ‘Estratégia Europeia - do prado ao prato’. Segue-se pelas 10h10 a apresentação do projecto ‘GO MaisSolo’ por Maria do Céu Godinho (Escola Superior Agrária de Santarém). Depois de uma curta pausa, os trabalhos recomeçam às 10h55 com a intervenção do secretário-geral da CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal, Luís Mira, subordinado ao tema ‘A visão da CAP sobre a PAC - Política Agrícola Comum’. Este primeiro dia vai terminar com uma mesa-redonda moderada por João Pereira (Frutas, Legumes e Flores), entre as 11h25 e as 12h30.

Na quinta-feira, dia 22, a temática ‘Inovação da Horticultura Protegida’ terá a sessão de abertura às 9h30, seguindo-se pelas 9h40 a primeira intervenção intitulada ‘Grupo Operacional Tomatlnov - visita técnica’, por José Firmino (Olhorta & Paulo Maria, Hortomaria). Pelas 9h55 serão apresentados os resultados preliminares ‘Tomatlnov’ por José Grego (Escola Superior Agrária de Santarém), e, pelas 10h25, as novidades do sector serão apresentadas por Carla Miranda (Hortorres). Este segundo dia prossegue com a apresentação do sistema hidropónico NGSystem, pelas 10h55, concluindo-se com uma mesa-redonda moderada pelo jornalista Paulo Ribeiro (ALVORADA), a partir das 11h05 e até às 12h30.

A terceira sessão, dia 27, terça-feira, tem como temática ‘Vamos conhecer a abóbora, iniciando-se às 9h30 com a visualização de uma visita técnica, prosseguindo às 9h40 com a sessão ‘Problemática na conservação’, por João Pedro Fernandes (empresa Simples & Frescas). Às 10h00 falar-se-á sobre técnicas de produção e, às 10h20, António Lopes Dias (ANIPLA - Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas) abordará ‘A visão da ANIPLA sobre a ‘Farm to Fork’. Depois de uma breve pausa, os trabalhos recomeçam às 10h50 com a intervenção ‘Colocação no mercado de produtos fitofarmacêuticos’, por Ana Paula Carvalho (subdirectora geral da DGAV - Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária), concluindo-se, entre as 11h20 e as 12h30, com uma mesa-redonda moderada por António Gomes (da empresa Tri Linevegetal).

No dia 29, quinta-feira, terá como tema ‘Tendências de futuro da produção e mercados’. Os trabalhos arrancam às 9h30 com a sessão de abertura, seguindo-se às 9h40 a temática ‘Tendências de futuro da produção e mercados’ por João Torres, secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor. Às 10h10 o tema agendado é ‘PARCA’, pelo GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, seguindo-se às 10h40 o ‘Futuro da comercialização’ por Gonçalo Lobo Xavier, director-geral da APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição. Depois de uma curta pausa, tem lugar uma mesa-redonda com moderação de Ana Oliveira (Frutas, Legumes e Flores), com intervenção de Pedro Câmara (Frutas Patrício Pilar) sobre ‘Adaptação às novas tendências comerciais’. O encerramento da semana Hortícola do Oeste, que no ano passado não se realizou devido ao início da pandemia, está marcado para as 12h30.

Texto: ALVORADA