Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autárquicas-Oeste: Ex-vereador socialista Sérgio Galvão candidata-se como independente à Câmara de Torres Vedras

eleicoes autarquicas de 2021

O antigo vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras Sérgio Galvão anunciou hoje a sua candidatura à presidência desta autarquia pelo Movimento Cívico Unidos por Torres Vedras.

Em nota de imprensa, o antigo vereador do PS entre 2005 e 2016 e agora candidato independente diz ser "hora de regressar", por defender que "é preciso mais liderança, mais visão de futuro, estratégica, inteligível, geradora de empregos e de esperança".

Sérgio Galvão vai encabeçar a lista ao executivo camarário pelo Movimento Cívico Unidos por Torres Vedras, que surge da "evolução das relações entre sociedade e sistema político-partidário que conduziram ao bloqueio em várias áreas de intervenção cívica e política, limitando a liberdade de cada um participar democraticamente nos processos de decisão dos partidos".

Nesse sentido, o movimento quer juntar cidadãos que se revejam nos princípios da "confiança, competência e credibilidade e encarem a sua participação activa na vida pública sob os princípios da intervenção colectiva, ordenada, democrática, trabalhando em prol do bem comum e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que representam". O movimento promete um "futuro melhor para o concelho e uma câmara municipal que tenha como prioridade servir e proteger".

Sérgio Galvão renunciou ao cargo de vereador das Finanças, Administração, Recursos Humanos, Empreendedorismo e Tecnologias da Informação e da Comunicação em Outubro de 2016, ao fim de mais de 10 anos em funções, após a saída do então presidente da câmara Carlos Miguel para o Governo, no final de 2015. Na altura, os pelouros foram assumidos pelo então vice-presidente, Carlos Bernardes, que veio a candidatar-se e a ganhar as eleições autárquicas de 2017.

Quando foi anunciada a renúncia de Sérgio Galvão, Carlos Bernardes afirmou que o vereador deixava a câmara numa "excelente situação financeira" ao ter reduzido o passivo financeiro em oito milhões de euros, assim como a dívida de curto prazo (de 17 para sete milhões) e a dívida de médio e longo prazo, que desceu 3,8 milhões de euros. Sérgio Galvão saiu da autarquia para ir trabalhar como director financeiro numa empresa privada do concelho, cargo que ocupa, segundo a justificação oficial dada na altura. O cabeça-de-lista tem 49 anos, é licenciado em Gestão e presidente da direcção da Associação de Educação Física e Desportiva, uma das principais colectividades do concelho com sede na cidade.

Recorde-se que, nas últimas eleições autárquicas, o PS venceu em Torres Vedras, com maioria absoluta, elegendo seis elementos para o executivo, enquanto o PSD elegeu três.

Texto: ALVORADA com agência Lusa