Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Torres Vedras junta-se a Óbidos e Faro para implementar projecto ambiental europeu ‘Living Streets’

living streets 2

O Município de Torres Vedras venceu o processo de repescagem para integrar o projecto europeu ambiental ‘Living Streets’, cofinanciado pela União Europeia, como conceito que visa a recuperação do espaço público, redefinindo o seu uso, fechando temporariamente uma rua (parcial ou completamente) e proibindo a passagem de veículos. Serão ainda desenvolvidas actividades de forma a fomentar o envolvimento dos cidadãos, criando redes de acção e reflexão, para capitalizar as ideias da experiência ‘Living Streets’.

O anúncio foi feito pela OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste em comunicado enviado ao ALVORADA. A edilidade torriense junta-se assim aos Municípios de Óbidos e Faro, que já tinham sido igualmente distinguidos como as duas candidaturas vencedoras do projecto ‘Living Streets’ em Portugal, tendo obtido um financiamento de 20 mil euros cada uma para desenvolverem os seus projectos, o que deverá ocorrer até Novembro.

Devido ao elevado número de candidaturas, em Portugal, Grécia e Croácia, a EUKI - European Climate Initiative, decidiu financiar um projecto extra, em um dos três países. Em Portugal, o Município de Torres Vedras, que tinha sido classificado em terceiro lugar, foi submetido a um processo de repescagem, tendo sido votado pela entidade coordenadora do projecto ‘EnergyCities’, como a candidatura a receber um financiamento extra de onze mil euros para desenvolver o projeto ‘Living Streets’. O município torriense concorreu com mais duas cidades de cada um dos países parceiros do projecto: Labin (Croácia) e Igoumenitsa (Grécia).

A OesteSustentável promoveu, entretanto, um ‘webinar’ para a apresentação dos projetos ‘Living Streets’ em Portugal. Esta reunião-debate teve como objectivo a apresentação das candidaturas vencedoras no nosso país, mas também serviu para preparar os municípios sobre como organizar, promover e reportar as ‘Living Streets’. A agência oestina, sediada nas Caldas da Rainha, recebeu para este projecto 13 candidaturas de todo o território nacional mas apenas três foram aprovadas.

Texto: ALVORADA