Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autoridade Marítima Nacional e Marinha alertam para o agravamento da agitação marítima

mar mau tempo

A previsão meteorológica aponta para um agravamento excepcional das condições de agitação marítima na costa Oeste entre as 12h00 de amanhã, e as 6h00 de domingo.

A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 12 metros, com um período médio a variar entre 14 e 18 segundos.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam a toda a comunidade marítima e à população que adoptem um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras, e alertam que os cuidados devem ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

Para além disso, recomenda-se reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, assim como evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de protecção dos portos. Deve-se também evitar passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de actividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima;

Desaconselha-se vivamente a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)