Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Cai para 68 o número de infecções activas entre trabalhadores agrícolas de Torres Vedras

Covid 19

O surto de Covid-19 em explorações hortofrutícolas do concelho de Torres Vedras atingiu 247 trabalhadores, quando eram 153 no dia 3, mas apenas 68 se mantêm casos activos, disse hoje fonte oficial do município. A mesma fonte adiantou que, desde que o surto foi detectado em meados de Novembro, ficaram infectados 247 trabalhadores de explorações agrícolas pertencentes a empresas hortofrutícolas da freguesia de A-dos-Cunhados.

Os trabalhadores infectados, todos de nacionalidade estrangeira, estão assintomáticos ou com sintomas ligeiros. Desse total de infectados, 179 recuperaram e 68 mantêm-se activos, 12 dos quais estão a cumprir isolamento profilático no Centro Diocesano de Espiritualidade do Turcifal, também no concelho de Torres Vedras.

Desde sexta-feira que o Hotel Golf Mar já não tem alojado quaisquer trabalhadores relacionados com este surto. Na unidade hoteleira, os trabalhadores chegaram a estar divididos por alas diferentes, uns em isolamento profilático por terem tido teste positivo à Covid-19 e outros de quarentena, por serem contactos de risco.

Os primeiros 23 casos de infecção associados a este surto foram divulgados em 16 de Novembro. Por partilharem as mesmas habitações, os trabalhadores não tinham condições de ficar a recuperar em casa, motivo pelo qual tiveram de ser realojados.

Na terça-feira, na Assembleia Municipal de Torres Vedras, o delegado de saúde local, Nuno Rodrigues, explicou que os contágios ocorreram sobretudo "depois do trabalho, em meio social ou habitacional".

Os casos das explorações em que foi detectado que não usavam máscara foram reportados à GNR, acrescentou. Na mesma sessão, o presidente da câmara municipal, Carlos Bernardes, disse que todos estavam em situação regular no país e possuíam contrato de trabalho.

Desde o início da pandemia, Torres Vedras contabiliza 1.688 casos confirmados, dos quais 292 estão activos, 1372 recuperaram e 24 morreram.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.621.397 mortos resultantes de mais de 72,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 5.649 pessoas dos 350.938 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

Texto: ALVORADA com agência Lusa