Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Bombarralense Adriana Nogueira nomeada directora de Cultura do Algarve por cinco anos

Adriana Nogueira

É natural do Oeste a directora regional de Cultura do Algarve, em exercício desde 2018: a bombarralense Adriana Nogueira foi designada para o cargo em regime de comissão de serviço por cinco anos, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República, precisamente no dia em que faz 25 anos que se apresentou para dar aulas na Universidade do Algarve.

A professora universitária é designada para o cargo após um concurso público desenvolvido pela Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CRESAP), lê-se no documento, assinado pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Carvalho Ferreira.

Apesar de Adriana Nogueira ter sido nomeada para o cargo pela tutela “em regime de substituição”, em Dezembro de 2018, a designação para o cargo acontece agora, dois anos depois, “considerando os resultados obtidos em sede do procedimento concursal desenvolvido nos termos do Estatuto do Pessoal Dirigente da Administração Pública”, acrescenta.

A actual directora regional de Cultura iniciou funções a 16 de Dezembro de 2018, após a finalização do mandato de Alexandra Gonçalves, que ocupava o cargo desde Dezembro de 2013 e entretanto regressou à Universidade do Algarve, desempenhando desde Outubro de 2019 as funções de directora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.

Adriana Nogueira tem 54 anos, é licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorada no ramo de Literatura, na especialidade de Literatura e Cultura Clássicas, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Para além de professora auxiliar nesta faculdade, desde 2006 e até 2018, foi também directora da biblioteca da mesma instituição, sendo subdirectora do Doutoramento em Literatura (2018). Dirigiu igualmente o departamento de Artes e Humanidades daquela instituição (2011-2013), foi membro eleito do Conselho Científico da mesma faculdade (2011-2018) e directora do Mestrado em Produção, Edição e Comunicação de Conteúdos da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (2011-2014), entre outras funções.

Texto: ALVORADA com agência Lusa