Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autoridade Marítima Nacional alerta para agitação marítima na costa Oeste a partir de amanhã

mar

A Autoridade Marítima Nacional alertou hoje para o agravamento das condições meteorológicas e da agitação marítima na costa Oeste, a partir desta terça-feira e até às 12h00 de quinta-feira, razão pela qual os cuidados têm de “ser redobrados”.

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional explicitou que a agitação marítima dos próximos dias vai ser “caracterizada por ondulação proveniente do quadrante noroeste, com altura significativa que poderá atingir os cinco metros e altura máxima de nove metros”.

O vento pode ser, em média, superior a 65 quilómetros por hora, com rajadas superiores a 90 quilómetros por hora no quadrante sudoeste.

Por isso, é recomendado “a toda a comunidade marítima e à população em geral um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras”.

Os cuidados têm de “ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar”, como também “no mar ou em zonas costeiras”, acrescenta a nota divulgada na página na internet da Marinha.

É recomendado o reforço da amarração e a “vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas”. Devem também ser evitados passeios junto ao mar e à orla costeira, nas arribas e nas praias, e a “prática de actividades lúdicas” nas zonas expostas à agitação marítimas ou a “pesca lúdica”.

Vários distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo entre hoje e quarta-feira devido à previsão de agitação marítima forte, chuva e queda de neve, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA emitiu também um aviso amarelo para os distritos do Porto, Faro, Viana do Castelo, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da agitação marítima forte com ondas de noroeste com 4 a 5 metros. Estes distritos vão estar sob aviso amarelo entre as 9h00 de hoje e as 9h00 de terça-feira e entre as 18h00 de terça-feira e as 21h00 de quarta-feira.

Os distritos da Guarda e de Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve acima de 1.400/1.600 metros entre as 21h00 de hoje e as 12h00 de terça-feira.

Sob aviso amarelo estão também os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga devido à previsão de períodos de chuva forte entre as 00h00 e as 9h00 de quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)