Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Centro Hospitalar do Oeste com surto que já infectou sete pessoas

CHO

O CHO - Centro Hospitalar do Oeste tem presentemente um surto de Covid-19, anunciou ao início da desta tarde o Conselho e Administração da empresa pública que integra o SNS - Serviço Nacional de Saúde. Contudo, não foi revelado o local onde existe este surto pandémico, tendo em conta que o CHO administra os três hospitais públicos da nossa região, localizados nas Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras. Contudo, a agência Lusa revela, citando fontes da instituição tutelada pelo Ministério da Saúde, que se trata da cidade termal. 

“O primeiro caso foi detectado na segunda-feira, 7 de Dezembro, perante o resultado positivo de um doente internado, que tinha testado negativo anteriormente”, explicou em comunicado a instituição presidida por Elsa Baião. O documento enviado ao ALVORADA adianta ainda que “foram testados funcionários e doentes do serviço envolvido, num total de 11 doentes e 60 profissionais. Confirma-se que se encontram infectados 4 doentes e 3 funcionários. Os profissionais infectados encontram-se em isolamento no domicílio e os doentes foram transferidos para áreas de internamento Covid-19”.  Elsa Baião admitiu à Lusa que tem a expectativa de que “uma vez que já são conhecidos os resultados de todos os testes, o surto possa estar controlado”.

Ainda segundo o CHO, foram cumpridas todas as normas determinadas pela Autoridade de Saúde e está a decorrer a desinfecção do serviço hospitalar envolvido, “de forma a que o hospital continue a ser um local seguro para a prestação de cuidados”. A instituição garante ainda que “todos os serviços do Centro Hospitalar Oeste estão assegurados e estão já a funcionar na normalidade”. Ainda assim, o CHO apela a todos os utentes para que continuem a deslocar-se ao hospital, sempre que a sua situação clínica o exija, seja para actos programados, seja em regime de urgência.

O Conselho de Administração presidido por Elsa Baião reafirma que “continua a desenvolver todos os esforços para contratar mais profissionais, o que irá permitir aumentar a capacidade de resposta dos serviços de saúde e garantir uma prestação de cuidados adequada às necessidades da população”. Desde o início da pandemia, em Março passado, foram contratados 148 profissionais para fazer face ao acréscimo de actividade imposto pelo diagnóstico e tratamento da pandemia.

“O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste aproveita para demonstrar o seu profundo agradecimento a todos os profissionais da Instituição, dos serviços de prestação de cuidados ou dos serviços de suporte, que tão exemplarmente têm desempenhado as suas funções, neste período exigente e complexo, tantas vezes com sacrifício pessoal”, conclui o comunicado.

Recorde-se que o CHO integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Notícia actualizada às 14h00.

Texto: ALVORADA