Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Governo promove reuniões para saber necessidades do poder local

OesteCIM bandeiras

A ministra que tutela as autarquias, Alexandra Leitão, inicia na próxima quarta-feira uma ronda de reuniões com as Comunidades Intermunicipais (CIM) e as Áreas Metropolitanas (AM) para fazer um levantamento das necessidades das autarquias no combate à pandemia.

De acordo com uma nota do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, esta ronda de reuniões irá abranger as 21 CIM do país e as duas Áreas Metropolitanas, e decorrerá entre os dias 2 e 18 de Dezembro. Não foi revelada ainda a data do encontro, nas Caldas da Rainha, com os 12 autarcas da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste.

O ministério de Alexandra Leitão realçou que os encontros pretendem fazer um balanço das medidas legislativas aprovadas “com o objectivo de apoiar as autarquias locais e de agilizar as respostas ao nível local”. “As autarquias locais têm desempenhado um papel determinante e insubstituível no combate à Covid-19 e desde o início da crise pandémica que se desenvolveu um trabalho de coordenação entre o Poder Local e o Estado Central, de modo a encontrar respostas céleres e de proximidade, tornando mais eficientes as medidas adoptadas”, sublinhou o ministério.

Além da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, participa nos encontros o secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)