Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Hospitais do Oeste com internamento perto da capacidade máxima

Hospital Caldas da Rainha II

O CHO - Centro Hospitalar do Oeste tem registado uma ocupação próxima da capacidade máxima de internamento de doentes infectados pela Covid-19, tendo chegado a atingir o limite esta quinta-feira.

"Temos estado perto da capacidade máxima", afirmou à agência Lusa a presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião, acrescentando que ontem as 23 camas para doentes infectados pelo novo coronavírus ficaram todas ocupadas, mas não houve necessidade de transferir doentes para outros hospitais. Entretanto, hoje há já duas vagas.

O CHO pretende reforçar as camas para internamento de casos de infecção nos hospitais da região para "não transferir doentes para outros hospitais". Vão ser disponibilizadas mais 20 camas no Hospital de Caldas da Rainha, ainda este mês, outras 27 numa nova enfermaria Covid-19 a criar até ao final do ano em Torres Vedras, que se somam às 23 existentes.

A empresa pública que gere os hospitais oestinos do Serviço Nacional de Saúde já tinha anteriormente anunciado que prevê reforçar, no próximo mês o internamento referente aos seus três hospitais, com mais 21 camas a serem criadas numa ala até agora desocupada no Hospital de Peniche. Elsa Baião informou este mês à agência Lusa que começaram as obras de remodelação de uma ala desocupada há vários anos no hospital da cidade piscatória, devendo a intervenção estar concluída "em meados do mês que vem".

A região Oeste, segundo dados revelados pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, tinha ontem registados 1.225 casos activos de Covid-19, tendo morrido até agora da pandemia, nos 12 concelhos, 77 pessoas.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)