Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: surtos em jardim-de-infância de Ferrel, lar da Serra D’El Rei e na Docapesca de Peniche

covid19

O jardim-de-infância de Ferrel encontra-se encerrado, depois de mais de uma dúzia de pessoas, entre funcionários e crianças, ter teste positivo à Covid-19, revelou hoje o presidente da Câmara Municipal de Peniche.

Henrique Bertino afirmou à agência Lusa que, no estabelecimento privado, existe "mais de uma dúzia de casos positivos", adiantando que os primeiros casos foram detectados em funcionários, tendo havido transmissão do novo coronavírus a crianças. O estabelecimento está encerrado até ao final da próxima semana. Todos os funcionários e as 115 crianças foram testados e os casos positivos estão "assintomáticos".

Ainda neste concelho, há "cerca de 10 infectados" num lar da freguesia da Serra D'El Rei, informou o autarca. O surto começou nos funcionários e contagiou quatro utentes. Os primeiros trabalhadores infectados apresentaram alguns sintomas, o que levou as autoridades a testarem todos os utentes e funcionários, estando os restantes casos positivos assintomáticos. Os utentes foram separados em função de terem teste positivo ou negativo e os funcionários positivos foram substituídos.

Entre os cerca de 40 trabalhadores da Docapesca, em Peniche, que já foram também todos testados, sete estão infectados, disse o presidente da Câmara Municipal de Peniche.

Os três surtos não estão associados entre si. Peniche regista, neste momento, 85 casos activos, informou Henrique Bertino. Estão 423 pessoas em quarentena, sob vigilância das autoridades. Até ao momento registaram-se cinco mortes devido ao novo coronavírus e 162 pessoas recuperaram da infecção.

Texto: ALVORADA com agência Lusa