Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município de Peniche inicia construção de passadiços dunares em três praias do norte do concelho

Passadicos

A Câmara Municipal de Peniche decidiu lançar hoje a construção de três passadiços sobrelevados de acesso às praias da Cova da Alfarroba, Baía e Baleal Campismo. A empreitada de construção dos passadiços na zona norte do concelho vai desenrolar-se ao longo dos próximos seis meses, tendo esta rede aextensão de um quilómetro. Trata-se de um investimento de 469.271,97 euros que é cofinanciado por fundos comunitários através do programa POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, cabendo ao Município de Peniche uma comparticipação de 117.317,99 euros.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a autarquia revela que a obra será equipada com mobiliário urbano inclusivo e prevê a implantação de regeneradores dunares, remoção de espécies herbáceas infestantes e execução de novas plantações, bem como a demolição das construções do antigo campo de tiro. O reordenamento de estacionamentos com estruturas de madeira e nova sinalização vertical, integram igualmente a empreitada que agora vai arrancar. “Esta obra está integrada numa estratégia de recuperação ambiental do cordão dunar da Baía Norte e permitirá aumentar a rede de mobilidade suave”, revela o comunicado da edilidade, recordando que já foi inaugurado o percurso pedonal e ciclável da ligação do Parque Urbano ao Casal da Vala, e o passadiço sob a IP6, que permitiu ligar este percurso ao parque de campismo.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, “trata-se de mais uma etapa para a protecção das nossas dunas, a consolidação do propósito de melhorar substancialmente o acesso a todas as nossas praias e de mais um passo na via do desenvolvimento do nosso concelho, com a construção das infraestruturas que todos merecemos”.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CMP