Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ministro do Mar em Peniche para apresentar a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030

ESTM

Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar, e Helena Vieira, directora-geral de Política do Mar, apresentam esta quinta-feira, em Peniche, a proposta para a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 (ENM2030), a partir das 15h45, na ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria. Esta estratégia é um instrumento de política pública para o mar que apresenta a visão, os objectivos, as áreas de intervenção e as metas do país para o período 2021-2030, no que se refere ao modelo de desenvolvimento do Oceano.

Segundo refere a organização do encontro em comunicado enviado ao ALVORADA, por questões de segurança, a sessão é um evento restrito, mas os interessados podem assistir virtualmente, com inscrição obrigatória na página ‘online’ da Direcção-Geral de Política do Mar. Neste site, também é possível realizar a consulta pública da proposta para a Estratégia Nacional, até dia 2 de ovembro, com o intuito de receber contributos.

Após a sessão de boas-vindas a realizar pelo presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, pelas 16h00, terá início a apresentação da Estratégia Nacional para o Mar por Helena Vieira, seguindo-se a intervenção do ministro do Mar, que abordará os novos desafios desta proposta. O público presente e virtual poderá participar com a colocação de perguntas, e a sessão terminará pelas 17h30.

A ENM2030 prevê um plano de cação com 160 medidas e acções distribuídas por 10 objectivos estratégicos: combater as alterações climáticas e a poluição e restaurar os ecossistemas; fomentar o emprego e a economia azul circular e sustentável; descarbonizar a economia e promover as energias renováveis e autonomia energética; apostar na garantia da sustentabilidade e segurança alimentar; facilitar o acesso a água potável; promover a saúde e bem-estar; incrementar a educação, formação, cultura e literacia do Oceano; incentivar a reindustrialização e capacidade produtiva e digitalizar o Oceano; e garantir a segurança, soberania, cooperação e governação. “A visão desta nova estratégia assenta em promover um oceano saudável para potenciar a economia, a prosperidade e o bem-estar dos portugueses, e afirmar a liderança de Portugal na governação do oceano, apoiada no conhecimento científico”, resume a organização deste encontro.

A antecipar esta sessão pública será inaugurada uma exposição de desenho de viagem, com o mote ‘Viajar’, da autoria de João Catarino e José Josué, patente ao público na ESTM. “Esta é mais uma das exposições que o Politécnico de Leiria produz no âmbito da cultura, e que circulará nas bibliotecas das diferentes escolas e que, posteriormente, serão exposições itinerantes nos municípios da região de Leiria e Oeste”, informa o IPL. João Catarino é licenciado em Design de Comunicação, e professor no (Ar.Co) em Lisboa, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, e na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. O seu trabalho está representado em vários livros sobre ‘cadernos de viagem’ e ‘sketching books’. José Josué é licenciado em Artes Plásticas, e a sua prática artística incide na área do desenho, sobretudo nos desenhos de viagem, mas também na ilustração.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados