Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: presidente e funcionário da Câmara de Óbidos em resguardo após contacto com ministro Manuel Heitor

Manuel Heitor em Obidos

O presidente da câmara municipal e quatro funcionários do Município de Óbidos que, no sábado, participaram numa sessão com o ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, são considerados contactos de baixo risco, mas dois - o autarca e um funcionário - vão manter-se resguardados por indicação das autoridades de saúde. “Fomos todos considerados contactos de baixo risco”, mas por uma questão de segurança, por indicação da delegada de Saúde, vão ficar “resguardados durante alguns dias”, disse hoje à agência Lusa o presidente Humberto Marques.

O autarca e os funcionários da edilidade participaram, no último sábado, numa sessão oficial que contou com a presença do ministro Manuel Heitor que, segundo informou este domingo o Gabinete do Primeiro-Ministro, testou positivo à Covid-19.

Dos cinco elementos da autarquia obidense que participaram na sessão, o presidente Humberto Marques foi aquele que esteve mais perto do governante, sendo o único com indicação para ser testado “dentro de quatro ou cinco dias, para evitar que o teste resulte num falso negativo”, explicou o autarca.

Por determinação da delegada de Saúde concelhia, Fátima Pais, todos os trabalhadores mantiveram-se resguardados até ao início da tarde, tendo três sido autorizados a regressarem ao trabalho “com reforço das medidas de higienização e distanciamento social”, disse à agência Lusa um dos trabalhadores, visto que o risco de terem sido contagiados “foi mínimo”.

Na sessão, que decorreu ao ar livre, participaram cerca de 20 pessoas que se mantiveram sempre de máscara, com excepção do ministro Manuel Heitor que retirou a máscara no momento do discurso.

Também marcou presença neste evento outro membro do Governo. Trata-se do secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel. O político torriense representou o Ministério da Coesão Territorial no encerramento daquela que foi a segunda Sessão de Apresentação da colecção ‘Ciência & Conhecimento’, edição comemorativa do 25º Aniversário da criação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Portugal, que decorreu na Livraria Artes & Letras, em Óbidos. Contudo, ao contrário do seu colega de Governo, fez o seu discurso público com máscara, tal como o autarca Humberto Marques.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: CMO