Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Mau tempo: previsão de chuva e vento fortes no continente devido à depressão Alex

chuva 1

O IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê a ocorrência de chuva e vento fortes esta sexta-feira, em Portugal continental, devido à passagem da depressão Alex, assim como agitação marítima forte.

“A depressão Alex vai passar no Golfo da Biscaia e vai para França. Em Portugal continental, estamos a prever a ocorrência de chuva, por vezes forte, vento com rajadas fortes e agitação marítima forte a norte do Cabo Raso no dia 2 [sexta-feira]”, disse à Lusa a meteorologista do IPMA Ângela Lourenço.

Esta sexta-feira, “uma superfície frontal fria vai atravessar o território e a chuva poderá ser com alguma intensidade nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Guarda”, destacou Ângela Lourenço. Segundo a meteorologista, “o vento vai soprar com intensidade praticamente em todo o território”, mas será “mais significativo nas regiões norte e centro”.

O IPMA prevê igualmente “um aumento significativo da agitação marítima na costa ocidental, em particular entre a manhã de dia 2 e a madrugada de dia 3, em especial a norte do Cabo Raso, onde a altura das ondas poderá atingir 4 a 5 metros”, de acordo com uma nota publicada na sua página oficial.

É ainda esperada “uma descida de temperatura, em especial da máxima, que irá variar entre 13ºC e 18ºC nas regiões a norte do vale do Tejo e entre 18ºC e 25ºC a sul”. Para a Lourinhã é esperada, esta sexta-feira, a máxima de 19 graus e a mínima de 16, segundo o IPMA, com aviso amarelo devido à agitação marítima entre as 9h00 de sexta e as 6h00 de sábado. Há, também, aviso amarelo entre as 9h00 e as 15h00 devido ao vento, podendo as rajadas soprar até 75 km/hora.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados