Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Região Oeste ultrapassou o registo de duas centenas de casos nas últimas 48 horas

Covid 19 7

Nas últimas 48 horas registou-se o aumento de 27 casos activos na região Oeste, fruto das 35 novas infecções registadas pelas autoridades e de apenas oito recuperações de doentes. O concelho de Torres Vedras ultrapassou Arruda dos Vinhos na tabela com mais casos activos e apenas o concelho de Óbidos continua sem o registo de nenhum doente infectado pela Covid-19. Já foram ultrapassadas largamente as duas centenas de casos activos.

Os 35 novos casos foram registados nos seguintes concelhos: Torres Vedras (19), Arruda dos Vinhos (5), Caldas da Rainha (2), Lourinhã (2), Alcobaça (1), Nazaré (1), Peniche (1), Cadaval (1), Alenquer (1) e Sobral de Monte Agraço (1).

Os 8 casos recuperados estão localizados nos seguintes concelhos: Alcobaça (4), Nazaré (1), Torres Vedras (1), Alenquer (1) e Sobral de Monte Agraço (1).

O relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 225 (mais 27) doentes: Torres Vedras (54), Arruda dos Vinhos (46), Alcobaça (33), Alenquer (27), Peniche (18), Sobral de Monte Agraço (15), Caldas da Rainha (12), Lourinhã (9), Nazaré (5), Cadaval (5), Bombarral (1) e Óbidos (0).

Há 45 (mais um) óbitos a lamentar.

O último boletim do Controlo da Situação Epidemiológica no concelho da Lourinhã revelado pela edilidade, dá conta de nove (mais dois) casos activos. Até agora registaram-se no concelho 65 (mais dois) casos confirmados e 53 (inalterado) doentes curados. Há a lamentar três mortes (inalterado). Os últimos dados fornecidos pela Delegada de Saúde não especificam a distribuição por freguesia dos casos positivos. Estavam 8 (inalterado) pessoas em vigilância passiva, 38 (mais 11) pessoas em vigilância activa/confinamento obrigatório (efectuada pela Autoridade de Saúde), 42 (mais uma) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar), 80 (mais 12) em isolamento, ninguém a aguardar resultado do teste e tinham sido emitidos 303 (mais 31) certificados de isolamento profilático.

O concelho de Torres Vedras tem 54 (mais 18) doentes infectados e volta a ser o concelho com mais casos activos no Oeste. Foram contabilizados, até ao momento, 391 (mais 19) casos confirmados, dos quais 324 (mais uma) são pessoas que estão recuperadas. Há 13 (inalterado) óbitos a lamentar. Os casos suspeitos são 39 (menos quatro) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 113 (mais 18) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas seguintes freguesias: União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira (30); Santa Maria, São Pedro e Matacães (16), Turcifal (3), Ponte do Rol (2), Ramalhal (1); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (1); e Silveira (1).

A autarquia diz que o concelho Peniche tem 18 (mais um) casos activos e há 54 (inalterado) doentes que recuperaram. São três (inalterado) os óbitos a lamentar. Há 75 casos confirmados e estão 48 (menos quatro) pessoas sob vigilância.

O concelho do Bombarral tem um caso activo. Foram registados até ao momento 36 (inalterado) pessoas com o novo coronavírus. São 34 (inalterado) as pessoas que recuperaram da infecção. Há um óbito a lamentar (inalterado).

Segundo a autarquia, o boletim diário sobre a situação da pandemia no concelho de Alenquer é o seguinte: há 27 (inalterado) infectados, segundo dados da Autoridade de Saúde. Há 304 (mais um) doentes que recuperaram da infecção. Já foram declarados 335 casos (mais um) e quatro (inalterado) óbitos.

O concelho do Cadaval tem agora, segundo a autarquia, cinco (mais um) doentes infectados com o novo coronavírus. O registo assinala 43 (inalterado) pacientes recuperados segundo a autarquia. A contabilidade conta com 50 (mais um) casos desta pandemia. Há dois óbitos (inalterado) a lamentar.

O concelho de Alcobaça regista 33 (menos três) doentes e 167 (mais quatro) pessoas recuperadas. Foram já registados 207 (mais um) casos confirmados. Há, contudo, a lamentar a morte de sete (inalterado) pessoas vítimas da pandemia (um óbito não está comprovado que tenha relação directa com o novo coronavírus).

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que há cinco (inalterado) casos activos. A contabilidade regista 15 (mais um) doentes recuperados e dois óbitos (inalterado). Há a registar 22 (mais um) casos confirmados até ao momento.

Segundo a OesteCIM, o concelho de Arruda dos Vinhos tem 46 (mais cinco) doentes infectados segundo revela a autarquia. A contabilidade divulgada regista 40 (inalterado) casos recuperados, dois óbitos (inalterado) e 83 (mais cinco) casos confirmados.

No concelho de Sobral de Monte Agraço, o último boletim divulgado pela OesteCIM dá conta de 15 (mais um) casos activos, de 74 (mais um) doentes recuperados, 91 (mais dois) casos confirmados e de dois (inalterado) óbitos. A última informação da edilidade dá conta ainda de 35 (inalterado) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 37 (mais duas) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar) e 72 (mais duas) as pessoas em isolamento. Havia 3 (menos cinco) pessoas em vigilância passiva e estavam três pessoas a aguardar o resultado do teste.

A autarquia revela que a situação epidemiológica no concelho das Caldas da Rainha conta com 12 (mais dois) casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 200 (mais dois) casos confirmados e 182 (inalterado) pessoas recuperadas. Há a lamentar seis (inalterado) óbitos por Covid-19.

O concelho de Óbidos continua há largos dias sem casos, de acordo com a informação da OesteCIM, sedo o único do Oeste. Registaram-se até agora 28 (inalterado) infectados. Há 28 (inalterado) doentes recuperados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste informou que passa a publicar diariamente, de manhã, a actualização da situação epidemiológica na região. A publicação irá apresentar os dados até às 23h59 do dia anterior. “Esta alteração foi motivada pelas dificuldades sentidas no fecho dos dados finais e à variabilidade da hora da respectiva actualização, uma vez que estava condicionada à publicação no próprio dia, de acordo com os dados fornecidos pelas Autoridades Locais de Saúde. Desde 24 de Março de 2020 que a OesteCIM presta informação à população, pretendendo continuar a fazê-lo com o maior rigor no quadro da comunicação de risco de saúde pública”, sublinha a instituição em comunicado.

Texto: ALVORADA