Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Oeste regista mais duas mortes nos concelhos do Cadaval e de Torres Vedras nas últimas 24 horas

Covid 19 7

Registaram-se mais duas mortes na região Oeste nas últimas 24 horas, elevando para 39 as pessoas que morreram da pandemia de Covid-19. Os óbitos ocorreram nos concelhos do Cadaval e de Torres Vedras. Os casos activos continuam a descer na nossa região, tendo recuperado 14 doentes e apenas foram detectados cinco novos casos, sendo por isso 213 o número total de infectados. O concelho do Bombarral é o único que continua sem casos da pandemia de Covid-19.

Os cinco novos casos positivos foram registados nos seguintes concelhos: Arruda dos Vinhos (3) e Alenquer (2).

Os 14 doentes que recuperaram nas últimas 24 horas são residentes nos seguintes concelhos: Torres Vedras (7), Sobral de Monte Agraço (3), Cadaval (2) e Caldas da Rainha (2).

O relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 213 (menos 11) doentes: Torres Vedras (102), Alcobaça (42), Cadaval (15), Alenquer (12), Lourinhã (10), Sobral de Monte Agraço (9), Arruda dos Vinhos (8), Óbidos (5), Caldas da Rainha (4), Nazaré (4), Peniche (2) e Bombarral (0). Há 39 (mais dois) óbitos a lamentar.

O último boletim do Controlo da Situação Epidemiológica no concelho da Lourinhã, revelado pela autarquia, dá conta de 10 (inalterado) casos activos. Até agora registaram-se no concelho 57 (inalterado) casos confirmados e 44 (inalterado) doentes curados. Há a lamentar três (inalterado) mortes. Os últimos dados fornecidos pela Delegada de Saúde não especificam a distribuição por freguesia dos casos positivos. Não estava ninguém em vigilância passiva, quatro (inalterado) em vigilância activa/confinamento obrigatório (efectuada pela Autoridade de Saúde), 30 (mais três) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar), 34 (mais três) em isolamento, ninguém estava a aguardar resultado do teste e tinham sido emitidos 240 (inalterado) certificados de isolamento profilático.

O concelho de Torres Vedras conta com 102 (menos oito) doentes infectados e continua a ser o concelho oestino com mais casos. Foram contabilizados, até ao momento, 351 (inalterado) casos confirmados, dos quais 237 (mais sete) são pessoas que estão recuperadas. Há 12 (mais um) óbitos a lamentar. Os casos suspeitos são 17 (mais quatro) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 112 (menos 11) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas seguintes freguesias: Santa Maria, São Pedro e Matacães (5); União das Freguesias de Dois Portos e Runa (2); São Pedro da Cadeira (1); União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira (85); Silveira (6); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (1); Ramalhal (1); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (2); e Freiria (1).

A edilidade de Peniche diz que o concelho continua com dois casos activos. Há 50 (inalterado) doentes que recuperaram. São três (inalterado) os óbitos a lamentar. Os doentes estão localizados nas freguesias de Atouguia da Baleia (1) e Ferrel (1). O número de pessoas em quarentena é de sete (inalterado). Há 55 (inalterado) casos confirmados. O CDOS de Leiria refere que estão cinco (inalterado) pessoas em vigilância.

O concelho do Bombarral não tem registos de casos activos. É o único concelho do Oeste, presentemente, livre de Covid-19. Foram registados até ao momento 35 (inalterado) pessoas com o novo coronavírus. São 34 (inalterado) as pessoas que recuperaram da infecção. Há um óbito a lamentar (inalterado). O CDOS de Leiria revela que não há pessoas em vigilância pelas autoridades.

Segundo a edilidade, o boletim diário sobre a situação da pandemia no concelho de Alenquer é o seguinte: há 12 (mais dois) infectados, segundo dados da Autoridade de Saúde. Há 280 (inalterado) doentes que recuperaram da infecção. Já foram declarados 293 (mais dois) casos e um (inalterado) óbito. Os casos positivos estão assim distribuídos: União de Freguesias de Carregado e Cadafais: 6; União de Freguesias de Alenquer: 4; restantes freguesias do concelho: 2.

O concelho do Cadaval tem, segundo a autarquia, 15 (menos três) doentes infectados com o novo coronavírus. O registo assinala 31 (mais dois) pacientes recuperados segundo a autarquia. A contabilidade conta com 48 (inalterado) casos desta pandemia. Há agora dois (mais um) óbitos a lamentar: segundo a edilidade trata-se de uma pessoa idosa com patologias prévias à infecção que faleceu nas últimas 24 horas. É ainda referido que 12 dos doentes são não-residentes, mas que foram imputados ao concelho pela Autoridade de Saúde.

O concelho de Alcobaça regista 42 (inalterado) doentes e 121 (inalterado) pessoas recuperadas. Foram já registados 169 (inalterado) casos confirmados. Há, contudo, a lamentar a morte de seis (inalterado) pessoas vítimas da pandemia (um óbito não está comprovado que tenha relação directa com o novo coronavírus). O CDOS de Leiria revela que há 52 (mais uma) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que há quatro (inalterado) casos activos. A contabilidade regista oito (inalterado) doentes recuperados e dois óbitos (inalterado). Há a registar 14 (inalterado) casos confirmados até ao momento. O CDOS Leiria refere são menos de três pessoas em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos tem oito (mais três) doentes infectados segundo revela a autarquia. A contabilidade divulgada regista 36 (inalterado) casos recuperados, um óbito (inalterado) e 45 (mais três) casos confirmados.

No concelho de Sobral de Monte Agraço, o último boletim divulgado pela autarquia dá conta de nove (menos três) casos activos, de 68 (mais três) doentes recuperados, 79 (inalterado) casos confirmados e de dois (inalterado) óbitos. A última informação da edilidade dá conta de sete (menos seis) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 15 (menos três) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar) e 22 (menos nove) as pessoas em isolamento. Havia uma (inalterado) pessoa em vigilância passiva e seis pessoas a aguardar o resultado do teste.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica revela que são quatro (menos dois) casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 185 (inalterado) casos confirmados e 175 (mais duas) pessoas recuperadas. Há a lamentar seis (inalterado) óbitos por Covid-19. O CDOS de Leiria revela que há sete (mais duas) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos continua com cinco casos, de acordo com a informação da OesteCIM. Registou-se a recuperação, até agora, de 28 (inalterado) pessoas. Há 23 (inalterado) casos confirmados. O CDOS de Leiria revela que há três (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde. Há um caso confirmado referente a um cidadão estrangeiro, não residente no concelho.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste informou que passa a publicar diariamente, de manhã, a actualização da situação epidemiológica na região. A publicação irá apresentar os dados até às 23h59 do dia anterior. “Esta alteração foi motivada pelas dificuldades sentidas no fecho dos dados finais e à variabilidade da hora da respectiva actualização, uma vez que estava condicionada à publicação no próprio dia, de acordo com os dados fornecidos pelas Autoridades Locais de Saúde. Desde 24 de Março de 2020 que a OesteCIM presta informação à população, pretendendo continuar a fazê-lo com o maior rigor no quadro da comunicação de risco de saúde pública”, sublinha a instituição em comunicado.

Texto: ALVORADA