Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Cerimónias evocativas da Batalha do Vimeiro sem presença de público este ano

Batalha do Vimeiro 8

O 212º aniversário da Batalha do Vimeiro é celebrado esta sexta-feira com as cerimónias oficiais a serem transmitidas em directo, devido à pandemia, pela página de Facebook do Município da Lourinhã a partir das 11h00. Devido a razões de saúde pública motivada pela Covid-19, as cerimónias decorrerão sem a presença de público e com um programa oficial mais restrito. Recorde-se que esta batalha foi travada no dia 21 de Agosto de 1808, durante a primeira invasão francesa, que opôs o exército de Napoleão Bonaparte às forças portuguesas e inglesas.

Segundo um comunicado da autarquia, o programa das comemorações inicia-se, como habitualmente, com a celebração da eucaristia, na Igreja de São Miguel, em memória das vítimas do conflito, com início às 9h30. Durante a celebração religiosa decorrerá junto ao Monumento Comemorativo, defronte do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, o hastear da bandeira nacional pelo Grupo de Recriação Histórica da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro depois da realização de um treino.

Às 11h00 dar-se-á início à Cerimónia de Homenagem aos Combatentes mortos na Batalha do Vimeiro, extensiva a todos quantos deram a vida pela Pátria, com a tradicional deposição de coroas de flores no Monumento Comemorativo, seguindo-se a prece pelo Capelão Militar convidado e encerrando com um discurso do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho.

Em representação das Forças Armadas marcará presença o coronel Luís Filipe Costa Figueiredo, em representação do director de História e Cultura Militar do Exército, major-general Aníbal Flambó.

Após as cerimónias militares, o Grupo de Recriação Hostórica da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro deslocar-se-á ao cemitério para uma homenagem em memória dos camaradas falecidos Joaquim Loureiro, Eduardo Jorge e Fernando Rodrigues. Após esta homenagem terá lugar o Arriar das Bandeiras novamente junto ao monumento.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)