Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: um morto e 30 internados entre os 77 infectados do lar da freguesia de A-dos-Cunhados

lar a dos cunhados

Um idoso do Lar de Nossa Senhora da Luz, no concelho de Torres Vedras, onde se regista um foco de Covid-19, morreu e 30 outras pessoas com resultados positivos mantêm-se internadas, informou hoje a instituição.

Em comunicado, o lar, localizado em Paradas, na freguesia de A-dos-Cunhados, confirmou a morte de um dos utentes que se encontrava hospitalizado, um idoso de 93 anos, “que, além de outras morbilidades, tinha um grave problema ao nível da diabetes” e ao qual “já havia sido amputada uma perna”, há cinco anos. De acordo com a direcção do lar, na sequência do foco detectado no dia 3, há ainda “cerca de 30 pessoas hospitalizadas” por necessitarem de cuidados médicos.

O surgimento de casos de infecção por SARS-CoV-2 levou à realização de testes aos 80 residentes do lar, todos com mais de 80 anos, e 78 funcionários, tendo sido identificados inicialmente 48 residentes e 24 trabalhadores com resultados positivos. De acordo com boletim de situação epidemiológica do concelho de Torres Vedras, até ao final de ontem o número total de casos positivos na instituição tinha subido para 77. As 30 pessoas internadas distribuem-se pelos hospitais de Torres Vedras, Abrantes e Santa Maria (em Lisboa). Entre os 78 funcionários, há 24 que estão de quarentena por terem testado positivo, sendo que estão já programados novos testes para hoje e dia 19, segundo informações da Direcção-Geral da Saúde.

Para garantir que os utentes continuam a receber os cuidados necessários, a Cruz Vermelha Portuguesa disponibilizou dois auxiliares de acção médica de saúde para colmatar a ausência dos trabalhadores que estão doentes. Segundo o subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, o lar foi dividido em três zonas: uma onde se encontram as pessoas que testaram positivo, outra onde estão os utentes que tiveram um teste negativo, mas que terão estado eventualmente em contacto com doentes, e finalmente uma zona das pessoas negativas, mas com sintomas.

No comunicado emitido hoje, a direcção do lar do Centro Paroquial Nossa Senhora da Luz afirma que “tudo tem sido feito para manter as pessoas, infectadas ou não infcetadas, com as condições de apoio médico, alimentar e de higiene pessoal de que necessitam”. Segundo o boletim da situação epidemiológica no concelho de Torres Vedras foram registados, desde o início da pandemia, 320 casos positivos, dos quais 204 já recuperados. Até terça-feira havia ainda a registar seis óbitos.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados