Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Oeste regista 277 casos positivos activos nas últimas 24 horas

Covid 19 7

A situação a região Oeste complicou-se esta semana com o aumento de muitos casos positivos num lar de idosos no concelho de Torres Vedras. Nas últimas 24 horas há apenas uma descida de dois casos activos, face ao equilíbrio do número de novos infectados e da recuperação de doentes da infecção. O concelho do Cadaval continua a ser o único sem doentes infectados com o novo coronavírus.

Os 9 novos casos positivos foram registados nos seguintes concelhos: Alcobaça (5), Lourinhã (3) e Torres Vedras (1).

Os 10 doentes que recuperaram nas últimas 24 horas são residentes nos seguintes concelhos: Lourinhã (3), Torres Vedras (3), Caldas da Rainha (3) e Alenquer (1).

O relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 277 (menos dois) doentes: Torres Vedras (105), Alenquer (41), Sobral de Monte Agraço (39), Caldas da Rainha (32), Alcobaça (27), Arruda dos Vinhos (12), Lourinhã (11), Óbidos (5), Peniche (2), Bombarral (2), Nazaré (1) e Cadaval (0). Há 30 óbitos a lamentar.

O último boletim do Controlo da Situação Epidemiológica no concelho da Lourinhã, revelado pelo município ao ALVORADA, dá conta de 11 casos activos. Até agora registaram-se no concelho 49 (mais três) casos confirmados e 36 (mais três) doentes curados. Mas há a lamentar duas (inalterado) mortes. Os dados fornecidos pela Delegada de Saúde da Lourinhã não especificam a distribuição por freguesia dos casos positivos. Há seis pessoas em vigilância passiva, 25 em vigilância activa (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar), 62 pessoas em isolamento, duas pessoas a aguardar resultado do teste e tiham sido emitidos 195 certificados de isolamento profilático.

O concelho de Torres Vedras conta com 105 (menos dois) doentes infectados e continua a ser o concelho oestino com mais casos. O concelho apresentou mais um novo caso confirmados e três dontes recuperados. Foram, até ao momento, contabilizados 301 (mais um) casos confirmados, dos quais 190 (mais três) são pessoas que estão recuperadas. Há seis (inalterado) óbitos a lamentar. Os casos suspeitos são 20 (mais 11) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 177 (menos sete) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas seguintes freguesias: Santa Maria, São Pedro e Matacães (9); União das Freguesias de Dois Portos e Runa (7); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (1); Ponte do Rol (3); São Pedro da Cadeira (2); União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira (71); Ventosa (4); Turcifal (3); e Silveira (3); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (2); e Freiria (1). Quanto ao ‘cluster’ de Covid-19 localizado no Lar de Nossa Senhora da Luz, em Paradas, na União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, a autarquia revela hoje que conta com 72 casos activos de infecção por SARS-CoV-2. Destes, 67 casos correspondem à União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, dois à freguesia de Silveira e um à freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães. Dois dos casos identificados naquela instituição pertencem ao concelho de Lourinhã.

O Município de Peniche refere hoje que existem dois (inalterado) casos activos. Há 49 (inalterado) doentes que recuperaram. São três (inalterado) os óbitos a lamentar. Os doentes estão localizados na freguesia de Atouguia da Baleia (2). O número de pessoas em quarentena é de 13 (inalterado). Há 54 casos confirmados. O CDOS de Leiria refere que estão nove (inalterado) pessoas em vigilância.

O concelho do Bombarral regista dois (inalterado) casos activos segundo a OesteCIM. Foram registados até ao momento 35 (inalterado) pessoas com o novo coronavírus. São 32 (inalterado) as pessoas que recuperaram da infecção. Há um óbito a lamentar (inalterado). O CDOS de Leiria revela que não há três pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Alenquer actualizou hoje o boletim diário que informa sobre a situação da pandemia no concelho e o número de infectados é de 41 (menos um que na véspera) segundo dados da Autoridade de Saúde. Há 247 (mais um) doentes que recuperaram da infecção. Já foram declarados 288 (inalterado)casos e nenhum óbito. Os doentes estão assim distribuídos pelo concelho: 27 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; 11 na União de Freguesias de Alenquer; e 3 nas restantes freguesias do concelho.

O concelho do Cadaval não tem nenhum caso activo, tendo recuperado a única pessoa que estava doente, sendo o único concelho concelho sem doentes da pandemia. O registo assinala 29 pacientes recuperados segundo a autarquia. A contabilidade conta com 30 casos confirmados desta pandemia. Há um óbito a lamentar.

O concelho de Alcobaça regista agora 27 (mais cinco) doentes e 100 (inalterado) pessoas recuperadas. Foram já registados 133 (mais cinco) casos confirmados. Há, contudo, a lamentar a morte de seis (inalterado) pessoas vítimas da pandemia (um óbito não está comprovado que tenha relação directa com o novo coronavírus). O CDOS de Leiria revela que há 46 (mais 11) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que continua com um caso activo. A contabilidade regista sete doentes recuperados e dois óbitos. Há a registar 10 casos confirmados até ao momento. O CDOS Leiria refere que é inferior a três pessoas o número de pessoas em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos tem 12 (inalterado) doentes infectados segundo revela a OesteCIM. A contabilidade divulgada regista 27 (inalterado) casos recuperados, um óbito (inalterado) e 40 (inalterado) casos confirmados.

No concelho de Sobral de Monte Agraço, o último boletim divulgado pela OesteCIM dá conta de 39 casos activos, de 35 doentes recuperados, 76 casos confirmados e de dois óbitos. A última informação da edilidade dava conta de 73 pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 40 pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar) e 113 as pessoas em isolamento. Não há pessoas em vigilância passiva.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica continua a registar 32 (menos três) casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 183 (inalterado) casos confirmados e 145 (mais três) pessoas recuperadas. Há a lamentar seis (inalterado) óbitos por Covid-19. O CDOS de Leiria revela que há 27 (menos seis) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos tem confirmados cinco (inalterado) casos, de acordo com a informação da OesteCIM. Registou-se a recuperação, até agora, de 20 (mais duas) pessoas. Há 25 casos confirmados (inalterado). O CDOS de Leiria revela que há três pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste informou que passa a publicar diariamente, de manhã, a actualização da situação epidemiológica na região. A publicação irá apresentar os dados até às 23h59 do dia anterior. “Esta alteração foi motivada pelas dificuldades sentidas no fecho dos dados finais e à variabilidade da hora da respectiva actualização, uma vez que estava condicionada à publicação no próprio dia, de acordo com os dados fornecidos pelas Autoridades Locais de Saúde. Desde 24 de Março de 2020 que a OesteCIM presta informação à população, pretendendo continuar a fazê-lo com o maior rigor no quadro da comunicação de risco de saúde pública”, sublinha em comunicado.

Texto: ALVORADA