Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

GNR apreendeu no Porto de Peniche quase duas toneladas de sardinha por excesso de captura

gnr apreensao de sardinha

A GNR apreendeu 1.800 quilos de sardinha por excesso de captura no Porto de Pesca de Peniche. A UCC Unidade de Controlo Costeiro desta força de seguraça, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche, informou hoje a acção de fiscalização teve como objectivo o controlo dos limites de captura de sardinha e do preenchimento dos diários de pesca, tendo sido detectada uma embarcação que havia capturado quantidades que excediam os valores máximos legalmente estabelecidos.

A operação, que decorreu ontem, os militares da GNR identificaram três homens, com idades entre os 48 e 55 anos, e elaboraram três autos de contraordenação, resultando na apreensão do pescado excedente, com o valor estimado de nove mil euros. “A captura de sardinha deve ser realizada de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pesca, com base nos dados científicos disponíveis, sendo que a ultrapassagem dos limites legalmente definidos constitui infração punível com coima até 37.500 euros”, justifica a instituição militar em comunicado enviado ao ALVORADA.

O pescado apreendido foi sujeito a verificação higiossanitária e considerado próprio para consumo, tendo sido doado a instituições de solidariedade social da região.

Texto: ALVORADA
Fotografia: GNR